Carnaval 2026 deve ter impacto positivo em mais de 400 mil pequenos negócios de Minas Gerais
A maior festa popular do Brasil, o Carnaval, se tornou sinônimo de grande festa para muitos foliões, mas também como um dos principais eventos para a movimentação dos setores de Comércio e Serviços e da economia criativa em Minas Gerais. Na edição 2026 da Folia de Momo, a expectativa é de 13,2 milhões de pessoas participem dos eventos em todo o Estado, com impacto econômico de R$ 5,75 bilhões, conforme dados da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
Mais de 400 mil pequenos negócios mineiros, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, poderão se beneficiar e aumentar suas vendas e serviços durante os quatro dias de festa.
Só em Belo Horizonte, são esperados mais de 6 milhões de foliões, com estimativa de impacto econômico acima de R$ 1 bilhão, conforme dados da Belotur. Essa é uma oportunidade para os 76.230 pequenos negócios de setores atingidos, sendo mais da metade (59,23%), MEIs.
Oportunidades e inovação no horizonte
A festa popular impacta direta ou indiretamente diversos empreendimentos ligados aos bares e restaurantes, vestuário e calçados, rede hoteleira, transporte, entretenimento, cultura e turismo. Durante o período carnavalesco, as micro e pequenas empresas ganham visibilidade, com possibilidade de criar oportunidades de mercado.
O Sebrae Minas entende bem o cenário de oportunidades e busca fortalecer os pequenos negócios por meio de capacitações e consultorias, além do incentivo à formalização, auxiliando os empresários, melhorando a sua gestão, sua produtividade e competitividade, além da sua presença digital.
O Carnaval também pode se tornar espaço de inovação e empreendedorismo, com o surgimento e o crescimento dos negócios sustentáveis. Os blocos de rua, as marcas autorais e outras atrações à parte ajudam a dar visibilidade aos novos produtos, serviços e experiências, aumentando o acesso ao mercado.
“O Carnaval em Minas Gerais une cultura, identidade e empreendedorismo, transformando a festa em oportunidade de renda e fortalecimento da economia local. Ao se preparar com antecedência, fazer um planejamento financeiro e qualificar o atendimento, as micro e pequenas empresas conseguem transformar esse período em oportunidade de crescimento. O Sebrae Minas se torna um parceiro importante para que esses empreendedores se organizem, inovem e aproveitem todo o potencial econômico dessa grande festa popular”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Folia boa para os negócios
Segundo pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio-MG, 65,8% dos empresários do comércio varejista avaliam o impacto do Carnaval como positivo para seus negócios.
Entre os principais fatores estão o aumento do movimento nos estabelecimentos, citado por 47,6%, e a maior presença de turistas e moradores circulando pela cidade, apontada por 45,4%. O Sebrae Minas oferece apoio aos pequenos negócios por meio de capacitações e consultorias e incentivo à formalização.
Meu Negócio é Carnaval
Para apoiar os empreendedores que atuam no Carnaval, o Sebrae Minas já conta com diversos conteúdos gratuitos na plataforma do Sebrae Play. A série Meu Negócio é Carnaval abrange materiais sobre planejamento, marketing, gestão de estoque e finanças para setores como turismo, alimentação e economia criativa. Ela pode ser acessada por meio do link.
O Sebrae Minas também preparou dez dicas para alavancar as vendas em diferentes segmentos. Confira:
- Ofereça produtos ou serviços para blocos de rua e eventos, com acessórios personalizados ou temáticos e kits para foliões com água, lanches e glitter biodegradável.
- Estabeleça pontos de vendas em áreas estratégicas e crie alimentos e bebidas temáticos e/ou exclusivos para blocos e festas.
- Customize e personalize abadás e fantasias, criando pacotes especiais para grupos e blocos.
Use as redes sociais para divulgar produtos e serviços da sua marca. - Ao trabalhar com a produção de comidas, esteja presente em aplicativos, como iFood, 99Food e UberEats.
- Use estratégias que destaquem a sustentabilidade do seu produto ou serviço e busque parcerias com ONGs para recolhimento de resíduos.
- Ofereça soluções para turistas, montando pacotes com guias personalizados, mapas da cidade e dos blocos e orientações úteis.
- Saiba como fornecer para festas ou eventos privados e busque se informar sobre como ter um ponto de venda móvel em áreas de maior fluxo.
- Comece a divulgar e aceitar encomendas com antecedência.
- Faça combos e promoções para atrair clientes antes do período.
Ouça a rádio de Minas