Economia

Sazonalidade do Carnaval deve aumentar vendas nos supermercados de BH

Tem rede de supermercado em BH se preparando para crescer 20% no período
Sazonalidade do Carnaval deve aumentar vendas nos supermercados de BH
Foto: Alisson J. Silva Arquivo Diário do Comércio

Com a proximidade do Carnaval, os supermercados de Belo Horizonte se preparam para atender mais consumidores. Por se tratar de um evento que tem atraído mais foliões para a Capital ano após ano, os supermercadistas estão de olho no volume de pessoas que participarão da festa, cenário que promete elevação nas vendas dos supermercados.

Segundo o presidente executivo da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Antônio Claret Nametala, as sazonalidades sempre são importantes para os supermercados. “Até poucos anos atrás, o Carnaval da Capital era um fator de esvaziamento da cidade, porém, nos últimos anos, vem atraindo turistas de todo o País e se tornou um período com relevância no setor, especialmente, em algumas categorias de produtos mais consumidos na época”, destaca.

O dirigente aponta que, com 5,5 milhões de pessoas nas ruas, segundo estimativa da Belotur, não há como os supermercados não se prepararem para o potencial aumento de demanda no período.

“Em anos anteriores, inclusive, tivemos casos de empresas supermercadistas que apoiaram institucionalmente o Carnaval de Belo Horizonte. Quanto às estratégias de promoções e formação de estoques, depende do perfil de cada rede, mas, sem dúvida é uma oportunidade para o setor”, avalia. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Saiba quais são os produtos mais procurados nos supermercados durante o Carnaval

  • Comida pronta,
  • cervejas,
  • drinks prontos,
  • bebidas “quentes” diversas,
  • água
  • e snacks.

“Nem sempre esses produtos são adquiridos diretamente pelos foliões, mas por vendedores ambulantes, bares, restaurantes e demais pequenos comércios instalados mais próximos aos locais de concentração dos foliões”, explica Nametala. 

Ainda segundo o presidente da Amis, por outro lado, existe também a demanda ocasionada pelo Carnaval, mas não para consumo na própria cidade e sim por pessoas que preferem ir para sítios, fazendas e locais de descanso no período. “É uma procura que o supermercadista já está mais acostumado a atender, mas é sempre importante se preparar com antecedência”, alerta. 

Supermercados de Belo Horizonte já preparam estratégias para atender a demanda do Carnaval

Por conta do Carnaval em Belo Horizonte, a rede de supermercados Supernosso estima um crescimento de 20% nas vendas e já começou os preparativos para atender a alta demanda no período.

“Para facilitar a vida do folião e tornar o Carnaval ainda mais divertido, sem filas e estresse, preparamos estratégias que vão da intensificação das equipes nas lojas de maior movimento, até a montagem de grandes caixas térmicas com bebidas geladas na entrada das lojas, para facilitar o atendimento aos clientes”, afirma a gerente de marketing, Tatiana Geraldo.

Ela destaca também que, para o Apoio Mineiro, foram elaboradas ações que contribuem para os negócios dos pequenos comerciantes e ambulantes durante as festividades.

“Em BH, pelo crescimento do Carnaval de rua, estamos percebendo um consumo cada vez maior pelos produtos ‘on the go’ nos supermercados. As pessoas utilizam o supermercado como abastecedor para sua jornada, que pode durar muitas horas. Compra-se a bebida pronta para o consumo ali mesmo na rua, no trajeto ou nos blocos. Dessa forma, muitos foliões carregam suas sacolas térmicas e mochilas e abastecem com produtos já gelados para cair na folia”, aponta o diretor comercial do grupo, Marcos Poggiali, que prevê um crescimento de 17% na venda de bebidas durante a folia.

“Carnes, alimentos leves e salgadinhos, também são muito procurados pelos foliões e por todos que aproveitam o período de descanso em casa,” complementa. Poggiali explica que o grupo possui um sistema de gestão de estoques que opera para que todas as lojas estejam bem abastecidas antes e durante o Carnaval.

Em nota, o Grupo DMA, detentor das bandeiras EPA Supermercados, Mineirão Atacarejo e Brasil Atacarejo, destacou que “durante o Carnaval, realizaremos promoções dos produtos mais consumidos pelos clientes em todas as lojas. Nosso objetivo é atender desde os foliões até os clientes que não curtem tanto o período festivo”.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas