Carnaval de BH deve movimentar mais de 2 milhões de passageiros em ônibus, metrô e avião

O Carnaval de Belo Horizonte chegará com tudo na Capital, com a expectativa de receber 5 milhões de pessoas em 500 blocos. O transporte dos passageiros, seja por ônibus metropolitano, ônibus interestadual, metrô ou avião, deve movimentar mais de 2 milhões desses foliões.
Para atender à grande demanda que a capital mineira receberá durante a festividade, que acontece dos dias 9 a 17 de fevereiro, foram feitas mudanças de trajeto, horários e linhas para facilitar o deslocamento.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) reuniu todas essas informações sobre os ônibus de Belo Horizonte e Região Metropolitana em uma plataforma da internet.
Dos mais de 2 milhões de passageiros do Carnaval, quase metade vai se deslocar por meio dos ônibus metropolitanos, que possuem 640 linhas e 139 delas serão alteradas no período. Essas mudanças nos itinerários já podem ser consultadas na nova plataforma do governo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Essa ferramenta visa agilizar e otimizar a forma com que o usuário vai receber essas informações. Normalmente, elas eram divulgadas em listas com itinerários, desvios e alterações. Agora, tudo está acessível tanto pelo celular quanto pelo computador”, diz a superintendente de Investimento da Seinfra, Talita Soares de Brito.
Metrô de BH também tem novidades para o Carnaval
O metrô de Belo Horizonte, que atende em média 800 mil passageiros nesta época, também está sendo preparado para a folia, com a facilidade da bilhetagem digital. A compra de passagens pelo aplicativo pode ser feita por Pix ou cartão de crédito.

Os horários dos trens e acesso também sofrerão alterações durante o Carnaval. As mudanças já foram divulgadas pelo Metrô BH. Confira:
De sábado a terça de Carnaval (10 a 13/02):
- O Metrô BH vai operar com 10 minutos de intervalo entre os trens durante todo o dia (nos dias normais, o intervalo fora dos horários de pico é de 15 minutos).
- No sábado de Carnaval, as Estações Eldorado, Vilarinho e São Gabriel abrirão às 5h, com bilheterias em funcionamento.
- A entrada dos usuários na Estação Central será, exclusivamente, pela Rua Aarão Reis.
- A saída dos usuários da Estação Central será, exclusivamente, pela escadaria da Praça da Estação.
- O túnel que liga a Estação Central à rua Sapucaí estará fechado durante o período do Carnaval, a pedido dos organizadores do evento.
Na Quarta-Feira de Cinzas (14):
- O intervalo entre trens será de 10 minutos das 11h às 13h e de 7,5 minutos das 16h30 às 19h. Nos demais horários, o intervalo entre trens será de 15 minutos.
Rodoviária terá mais passageiros desembarcando
Já a rodoviária estima cerca de 260 mil embarques e desembarques no terminal durante o Carnaval, entre os dias 8 e 19 de fevereiro.
A expectativa é de que os desembarques cresçam 1% na comparação com o mesmo período de 2023, somando mais de 128,7 mil passageiros chegando à capital mineira.
Já a quantidade de pessoas embarcando (128,5 mil) deve recuar 0,2% frente ao registrado no ano passado.

BH Airport tem alta no número de passageiros durante Carnaval
O Carnaval de 2024 também promete ser um período movimentado no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Entre os dias 8 e 15 de fevereiro, espera-se que 220 mil passageiros passem pelo terminal durante as festividades, ou seja, um quarto de todo o contingente esperado para fevereiro.
Os dias de maior movimento serão a sexta-feira (9) de Carnaval, quando 34 mil pessoas utilizarão o terminal mineiro, e a Quarta-Feira de Cinzas (14), que receberá aproximadamente 32 mil passageiros.

Para atender a demanda durante a folia, a Azul adicionará 47 voos extras e a Gol terá 31 adições à sua malha no aeroporto.
Os destinos mais procurados e que receberão esse reforço são:
- Porto Seguro (BA),
- Maceió (AL),
- Salvador (BA)
- João Pessoa (PB),
- São Paulo (SP),
- Florianópolis (SC),
- Rio de Janeiro (RJ)
- Fortaleza (CE).
*Estagiária sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas