Carnaval deve movimentar R$ 600 mi na economia de BH

Considerada a maior festa de rua de Minas Gerais, o Carnaval de Belo Horizonte deve receber cerca de 5 milhões de foliões entre os dias 4 e 26 de fevereiro. A folia tem importante impacto econômico para a cidade. Segundo projeção da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), mais de 20 mil empregos diretos e indiretos serão gerados durante o período.
De acordo com o presidente da Belotur, Gilberto Castro, 16.117 ambulantes foram cadastrados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Eles poderão vender adereços e bebidas durante o período oficial do Carnaval.
Tudo isso deve gerar uma movimentação de R$ 600 milhões na cidade e arrecadação de R$ 24 milhões em impostos indiretos líquidos (ISS, ICMS e IPI).
“O Carnaval de Belo Horizonte é um carnaval diverso, plural, de todo mundo. O trabalho de descentralização é permanente. A gente acredita em um carnaval que deva acontecer na cidade como um todo. Podemos adiantar que teremos blocos espalhados nas nove regionais de Belo Horizonte. O número de registros de abulantes cresceu, aproximadamente, 10% em relação à edição de 2020. Somos a única cidade com um edital de apoio aos blocos de Carnaval”, explicou Castro.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Para promover o carnaval de Belo Horizonte, a Prefeitura conta com o patrocínio do Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac em Minas, Sindicatos Empresariais e a Rede de Supermercados BH. Outras empresas assinaram contratos de permuta e entram como apoiadoras do evento.
O sistema Fecomércio-MG contribui com R$ 2 milhões, metade empenhado junto à organização do evento e o restante em ações em torno da rodoviária e do aeroporto, além de treinamento e equipamentos para os ambulantes.
“Descobrimos que a prefeitura não tinha conseguido um master investidor e entendemos que seria muito importante que nós trabalhássemos para que os bares, restaurantes e hotéis de Belo Horizonte lotassem. Com isso, nós traríamos recursos financeiros para a cidade”, afirmou o presidente da Fecomércio Sesc Senac, Nadim Donato.
“Isso pra gente representa muito. Temos aqui empresas da nossa cidade, o que nos deixa muito orgulhosos. Belo Horizonte é a cidade da gastronomia. Essas empresas têm papel importantíssimo nesse reconhecimento. A cidade está preparada e estamos confiantes no trabalho realizado e que continua durante fevereiro”, completou o presidente da Belotur.
Ouça a rádio de Minas