Economia

Carnaval BH 2026: hotéis da região Centro-Sul têm 98% de ocupação

Média geral na Capital é de 82%, mas regiões mais afastadas sentem baixa demanda, enquanto albergues e Airbnb também registram alta procura
Carnaval BH 2026: hotéis da região Centro-Sul têm 98% de ocupação
Foto: Diário do Comércio/ Leonardo Morais

Os hotéis instalados na região Centro-Sul de Belo Horizonte estão com ocupação média de 98% para o período mais quente do Carnaval, compreendido, neste ano, entre os dias 14 e 17 de fevereiro (sábado a terça-feira). Para as demais datas, como sexta (13) e quarta (18), o uso cai para 90%. Os dados são da Associação Mineira de Hotéis de Lazer (Amihla).

“Muitos hotéis da Centro-Sul estão com ocupação máxima, que varia entre 97% e 98%. A ocupação máxima não é 100%, porque a gente sempre deixa quartos vazios e reservados para uso em caso de necessidade, como por algum defeito ou emergência”, explica o presidente da Amihla, Alexandre Santos.

Número cai em outras regiões, mas média geral melhora

Quando a análise é ampliada para o inventário de 123 hotéis da Capital, ou seja, para a soma dos estabelecimentos da Centro-Sul e das demais regiões, a ocupação média está em 82% entre os dias 14 e 17 de fevereiro (sábado a terça-feira). No ano passado, nesse mesmo ínterim equivalente (1º de março a 4 de março de 2025), a taxa não passou de 76%.

“O resultado é de melhora. Mas, enquanto alguns hotéis da Centro-Sul estão com ocupação máxima, em outros, como do Vetor Norte, o uso está abaixo de 60%. O que percebemos é que houve um movimento de busca por empreendimentos mais próximos dos blocos. Para esse ano, estamos sentindo, em contato com colegas hoteleiros, uma dificuldade maior de confirmar reservas nos hotéis mais distantes”, lamenta Santos.

Por isso, ele lembra que as pessoas que quiserem se hospedar em BH no Carnaval podem e devem conhecer hotéis mais distantes da região central. “Os hotéis mais distantes estão tendo uma demanda aquém do esperado. No ano passado foi melhor. Então, convidamos os visitantes para vir. Alguns hotéis não tão próximos, mas que oferecem excelente oportunidade de hospedagem com experiência muito boa, seguem com disponibilidade”, encerra.

Outras formas de acomodação também estão ocupadas

Foto: Reprodução/ Instagram

No albergue Savassi Hostel Loft, localizado na rua dos Timbiras, no bairro Funcionários, na região Centro-Sul de BH, a ocupação está em 80% para esta quinta e sexta-feira. No sábado e domingo todas as acomodações estão reservadas. As informações foram apuradas com a recepção.

Lotação cheia (já há dois meses) também nas sete casas temporárias anunciadas na plataforma AirBnB pela belo-horizontina Eliana Coelho, que atua no setor há oito anos. Se durante o ano os imóveis dela, instalados na região da Pampulha, são ocupados por pessoas que chegam a BH, geralmente, a trabalho ou para visitar parentes, na época da folia o foco muda: vêm os jovens, entre 20 e 40 anos, de diversas localidades brasileiras e do exterior.

Foto: Reprodução e arquivo pessoal/ Eliana Coelho

“Sou carnavalesca desde pequena. Meu pai me levava nas escolas de samba. Então, eu amo a festa e já visitei muitas País afora. Então, posso dizer: o nosso é diferenciado, é democrático, é para todas as idades, e todos os gêneros musicais. Essa característica tem atraído cada vez mais gente para cá. É um sucesso. Se eu tivesse 20 casas, todas estavam alugadas”, afirma a empresária.

De acordo com ela, os hóspedes deste ano estão bem empolgados para o desembarque na Capital, que deve ocorrer nesta sexta. A estadia vai até quarta para a maioria dos clientes, segundo Eliana Coelho. “A maioria está ansiosa para chegar. Então, eu me mantenho aberta para tirar dúvidas e dar informações sobre o Carnaval. Estou nos últimos preparativos para deixar tudo pronto e para que eles tenham uma recordação muito máxima de BH”, finaliza.

Foto: Reprodução/ AirBnB da Eliana

No fim de janeiro, a plataforma AirBnB divulgou que as buscas por acomodações em Belo Horizonte haviam crescido cerca de 50% em comparação com 2025, “colocando a cidade entre os destinos de destaque do País para a folia”. O site não apresentou números. Procurada para atualizar os dados, o AirBnB informou que não tem novas informações.

Leia mais: Quer fugir do Carnaval? Veja o que fazer em BH fora da folia

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas