Economia

Ouro Preto está preparada para receber 50 mil pessoas durante o Carnaval

Leia os destaques desta semana dos associados do Sindijori-MG
Ouro Preto está preparada para receber 50 mil pessoas durante o Carnaval
Foto: Adobe Stock

O Carnaval de Ouro Preto 2025, um dos maiores do Estado de Minas Gerais, acontecerá de 27 de fevereiro a 4 de março, com previsão de receber 50 mil pessoas. A programação inclui desfiles de escolas de samba, blocos tradicionais e shows de artistas renomados, com destaque para a Praça Tiradentes como um dos principais palcos. A segurança será reforçada por mais de 100 agentes da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar. Entre os blocos tradicionais, estão o Bloco Vermelho i Branco, que abre o evento, o Bloco Balanço da Cobra, que celebra 50 anos, e o Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo em atividade no Brasil. (O Liberal – Ouro Preto)

Vale faz campanha de segurança

Com a proximidade do Carnaval, a Vale está intensificando sua campanha de segurança ferroviária nos municípios ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), com o objetivo de conscientizar a população sobre comportamentos seguros nas proximidades dos trilhos. A campanha inclui ações educativas, como spots em rádios locais, distribuição de cards via WhatsApp, orientações aos passageiros do Trem de Passageiros e a instalação de outdoors. A iniciativa visa reduzir os riscos de acidentes, destacando práticas como atenção redobrada, uso de passagens sinalizadas e a importância de evitar distrações perto dos trilhos, especialmente com o aumento do fluxo de pessoas durante o período carnavalesco. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

CarnaVale do Aço promete diversão

O Shopping Vale do Aço preparou uma programação especial e gratuita para o Carnaval, com o evento CarnaVale do Aço, de 28 de fevereiro a 2 de março. A festa contará com atrações para todas as idades, incluindo um bailinho de Carnaval, oficinas criativas para crianças, como pintura facial, pulseiras e máscaras, além de alpinismo inflável e passeios no Trenzinho Caramelo. As atividades serão realizadas em um ambiente seguro e familiar, garantindo diversão para toda a família. A programação é gratuita, e os visitantes poderão aproveitar as atrações sem sair da cidade. (Portal da Cidade Ipatinga)

Cidade mineira registra tremores

Felixlândia, na região Central de Minas Gerais, registrou uma nova série de tremores de terra entre os dias 23 e 24 de fevereiro, exatamente um mês após os abalos de janeiro de 2025. O maior tremor foi de 3.0 mR, ocorrido no domingo à tarde, e ao todo foram nove tremores no período. Esses abalos, que foram monitorados pela Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisados pelo Centro de Sismologia da USP, são considerados comuns na região devido a pressões geológicas na crosta terrestre. Embora os tremores tenham sido sentidos por moradores, até o momento, não há registros de danos. O monitoramento da atividade sísmica continua. (Andradas Hoje)

BH inaugura banheiro autolimpante

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) inaugurou o primeiro banheiro público autolimpante da cidade, localizado na Praça da Estação, com funcionamento gratuito das 6h às 22h e tempo de permanência limitado a 10 minutos por usuário. O banheiro é equipado com tecnologias para otimizar o uso de água e energia, além de atender a normas de acessibilidade. O sistema de limpeza é automatizado, acionado por sensores de presença após a desocupação da cabine. A PBH planeja instalar mais três unidades em pontos centrais da cidade, com a operação sendo gerida por uma empresa contratada para locação, instalação e manutenção dos banheiros. (Balcão News – Belo Horizonte)

Campanha combate assédio no Carnaval

Poços de Caldas realizará, novamente, a campanha “Não é Não – Carnaval sem Assédio” de 28 de fevereiro a 4 de março com o objetivo de combater a importunação sexual e a violência contra as mulheres durante o Carnaval. A campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a DEAM, Polícia Militar e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, incluirá ações de orientação nas ruas, distribuição de panfletos, tatuagens e o desfile do Bloco do Não é Não no dia 3 de março. Mulheres vítimas de assédio ou violência podem denunciar pelo Disque Denúncia ou procurar a DEAM. A ação é baseada na Lei n.º 14.786/2023, que visa combater a violência sexual em espaços públicos e privados. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Humenhuck investe na Serra da Canastra

Criado em 2017 como uma revenda agrícola focada em insumos e medicamentos veterinários, em São Roque de Minas, na Serra da Canastra, o Grupo Humenhuck segue na jornada de verticalizar o atendimento aos pequenos e médios produtores agrícolas da região, dobrando a sua capacidade de armazenamento para a safra 2025/2026. No final de 2022, iniciou a construção dos silos de cereais, que foram inaugurados um ano depois e podem receber soja e milho ao mesmo tempo. A capacidade de armazenamento é de 14 mil toneladas e, com os tombamentos previstos, pode chegar a 56 mil toneladas, o que corresponde a 933 mil sacas. (Observo – Passos)

Escolas de Varginha terão robótica

A partir do segundo semestre de 2025, as escolas de Varginha receberão um projeto de automação e robótica em parceria com a Receita Federal, o Cefet/MG e a Secretaria de Educação local. Desenvolvido pelo professor Juliano Coelho Miranda, do Cefet/MG, o projeto utiliza equipamentos de TV Box transformados em minicomputadores, aliados a módulos eletrônicos, para ensinar automação e controle de robôs. Inicialmente, será implantado no Centro de Educação Integral de Varginha (CEIV), que atende cerca de 720 alunos de escolas públicas. (Folha de Varginha)

Ipatinga amplia oferta de mamografias

A Prefeitura de Ipatinga amplia significativamente a oferta de exames de mamografia na Policlínica Municipal, no bairro Cidade Nobre. O número de exames diários passará de nove para 30, representando um aumento de mais de 230% na capacidade de atendimento. A Policlínica Municipal foi reinaugurada em junho passado, após um investimento de R$ 3,5 milhões em reformas e na aquisição de novos equipamentos. Com a nova estrutura, um moderno mamógrafo foi adquirido, proporcionando exames de alta qualidade e maior agilidade nos diagnósticos. O equipamento reduz a necessidade de repetições e minimiza a exposição à radiação, garantindo mais segurança para as pacientes. (Silmara de Freitas – Ipatinga)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas