Economia

Carros elétricos: saiba como montar um eletroposto

Com a frota elétrica em expansão, empreendedores veem nos eletropostos uma nova oportunidade; saiba o investimento e requisitos técnicos
Carros elétricos: saiba como montar um eletroposto
Foto: Divulgação/GreenV

Diante do crescimento da frota de veículos elétricos no Estado e no Brasil, muitos empreendedores têm visto os eletropostos como uma nova oportunidade de negócio. O Diário do Comércio procurou uma das maiores empresas do ecossistema de eletromobilidade, a GreenV, para orientar os interessados nessa jornada.

Para se ter uma ideia do avanço, as vendas totais de veículos leves eletrificados em setembro, considerando automóveis, SUVs e comerciais leves, cresceram 62% em relação ao mesmo mês do ano passado no Brasil. Enquanto em setembro de 2024, 13.265 veículos foram emplacados, este ano foram 21.515 emplacamentos no mês.

Conversamos com o gerente comercial da empresa, Walter Neto (WN), que passou orientações e informações sobre como montar o empreendimento.

Diário do Comércio (DC): O que é preciso para montar um eletroposto?

WN: Analisar a localização estratégica, verificar se o local possui demanda de energia suficiente e realizar o levantamento do investimento inicial do projeto versus o retorno esperado.

DC: Qualquer um pode montar ou precisa ter alguma formação específica?

WN: É necessário ser uma empresa especializada, com engenheiros e profissionais capacitados, atuando conforme as normas NBR 5410 e NBR 17019. Essas normas são referências técnicas da Associação Brasileira e Normas Técnicas (ABNT) que garantem segurança e eficiência em instalações elétricas. A primeira trata das instalações elétricas de baixa tensão até 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts em corrente contínua, estabelecendo regras para projetar, executar e manter essas instalações, abrangendo dimensionamento de condutores, proteção contra sobrecargas, curto-circuito, aterramento e segurança contra choques elétricos.

Já a segunda (NBR 17019), define procedimentos e requisitos técnicos para instalações elétricas de média tensão, acima de 1 quilovolt (kV), incluindo critérios de projeto, execução, inspeção e manutenção, garantindo que grandes sistemas elétricos, como redes de distribuição e subestações, operem com segurança, confiabilidade e conformidade técnica.

DC: Qual é o investimento médio necessário?

WN: Existem algumas variáveis a considerar, com valores que podem variar entre R$ 50 mil e R$ 1 milhão, dependendo do escopo, localização, demanda energética e especificações do projeto.

DC: Qual a capacidade elétrica necessária? É algo simples de conseguir?

WN: A capacidade elétrica necessária para a instalação de um eletroposto varia conforme o tipo de carregador e a quantidade de veículos a serem atendidos. Carregadores lentos (AC) demandam entre 7 kW e 22 kW por ponto de recarga; carregadores rápidos (DC) exigem de 50 kW a 150 kW por unidade; e carregadores ultra rápidos requerem de 150 kW a 350 kW ou mais, sendo indicados para locais com grande fluxo de veículos elétricos. É fundamental considerar a soma da capacidade elétrica de todos os pontos instalados, bem como um planejamento estratégico para futuras expansões.

DC: Há carregadores de um só modelo? Quais são? Os eletropostos abrangem todos?

WN: Atualmente, existem diversos fornecedores de carregadores no mercado, sendo raro encontrar eletropostos com apenas um único modelo. Os eletropostos podem abranger diferentes tipos e modelos de carregadores, variando conforme a demanda, o tipo de instalação e o público atendido. É importante avaliar quais modelos serão adotados para garantir compatibilidade, eficiência e abrangência no atendimento.

DC: Como a GreenV contribuiu com o empresário interessado?

WN: A GreenV oferece todo o ecossistema para o setor de eletromobilidade em todo o território nacional, comercializando carregadores AC e DC, prestando serviços de instalação e disponibilizando um software de gestão para monitorar, gerenciar os carregadores e realizar cobranças.

Além disso, contamos com a GreenV Academy, uma unidade de ensino, onde formamos profissionais do setor e eletricistas interessados em atuar como parceiros, contribuindo para o desenvolvimento e expansão da mobilidade elétrica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas