Economia

CDL/BH e Mineirão firmam parceria para estimular a economia de Belo Horizonte

Acordo foi assinado no último sábado (8), antes da final do Campeonato Mineiro de Futebol Masculino
CDL/BH e Mineirão firmam parceria para estimular a economia de Belo Horizonte
Foto: Mineirão / Agência i7

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e o Estádio Mineirão oficializaram uma parceria para fomentar o esporte, a cultura e a economia da capital mineira. O acordo foi assinado no último sábado (8), antes da final do Campeonato Mineiro de Futebol Masculino. O evento contou com a presença de representantes de ambas as instituições.

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, destacou que o Mineirão é mais que um estádio, é um impulsionador para o setor de comércio e serviços da Capital, com grandes eventos que impactam positivamente toda a cidade, movimentando bares, restaurantes, hotéis e o setor de transporte.

“Essa parceria é uma oportunidade para contribuir ainda mais para o crescimento econômico da nossa cidade”, afirmou.

Já a gerente comercial do Estádio Mineirão, Ursula Nogueira, apontou que a CDL/BH é formada por ‘dirigentes’ que, assim como no futebol, têm papel fundamental na gestão e no fomento do mercado mineiro.

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“Tê-la ao nosso lado neste ano especial vai nos ajudar a realçar a importância do Mineirão como uma mola propulsora da economia do Estado. Estudo do Ipead/UFMG mostrou que para cada R$ 1 gasto no Mineirão, R$ 3,97 são despendidos fora dele”, ressaltou.

A iniciativa, com o tema “O coração do comércio bate no Gigante”, faz parte das ações para celebrar conjuntamente os 65 anos da CDL/BH e os 60 anos do Mineirão. O setor de comércio é responsável por 72% do Produto Interno Bruto (PIB) de Belo Horizonte, além de empregar mais de um milhão de pessoas.

Além disso, a CDL/BH é a maior unidade do sistema CDL do Brasil, com quase 13 mil associados. Já o Mineirão, conforme dados de uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), promoveu uma injeção de R$ 963 milhões na economia local em 2022, por meio dos eventos esportivos e sociais realizados no estádio.

De acordo com o levantamento, desse montante, R$ 575 milhões foram decorrentes das 55 partidas de futebol que ocorreram naquele ano e outros R$ 388 milhões dos 152 eventos culturais, corporativos, feiras e shows.

Já o impacto do estádio na economia de Minas Gerais chega a R$ 1,16 bilhão, sendo R$ 671 milhões por causa das atividades do futebol e R$ 489 milhões por causa dos shows e atividades sociais. Desses R$ 1,16 bilhão, a maior parte se dá dentro de Belo Horizonte: R$ 1,045 bilhão.

Souza e Silva reforçou ainda que o Mineirão é um dos principais movimentadores da capital mineira, com um calendário que mescla jogos e entretenimento. Segundo ele, o estádio contribui diretamente para os estabelecimentos do entorno e também de outros pontos da Capital.

“Sem dúvidas, a arena é essencial para que o setor de comércio e serviços, em especial as empresas de pequeno e médio porte, se mantenham ativas”, conclui.

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