Economia

Cedro Participações vence leilão de terminal no Porto de Itaguaí

A área do meio, conhecida como ITG02, tem quase 250 mil metros quadrados e capacidade para movimentar 21,4 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
Cedro Participações vence leilão de terminal no Porto de Itaguaí
Foto: Divulgação COGESN

A Cedro Participações venceu o leilão da chamada “área do meio” do Porto de Itaguaí, no litoral fluminense, realizado nesta quarta-feira (18), na B3, em São Paulo. O projeto compreende investimentos da ordem de R$ 3,5 bilhões na construção de um terminal de armazenagem de minério, com capacidade estimada em 20 milhões de toneladas.

Com um lance de R$ 1 milhão, a empresa mineira foi a vencedora do leilão da área ITG-02, do Porto de Itaguaí. O terreno tem cerca de 350 mil metros quadrados e fica entre as operações da Vale e da CSN, com acesso à malha ferroviária da MRS.

De acordo com a Cedro, em nota, o início das obras está previsto para 2027 e operações devem começar 2029.

“O terminal está totalmente alinhado com a estratégia de crescimento e sustentabilidade da Cedro e da própria indústria”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Cedro Participações, controladora da Cedro Mineração, Lucas Kallas.

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Segundo a empresa, com a iniciativa, a Cedro Participações será a primeira mineradora de ferro 100% brasileira e de capital fechado a verticalizar a operação e ter uma saída para o mar. Na avaliação da mineradora, o projeto no litoral fluminense será importante para o desenvolvimento da indústria extrativa na região do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais, uma vez que abre mais uma janela de exportação para a produção mineral.

Atualmente, as pequenas e médias mineradoras dependem dos portos pertencentes às grandes do mercado para escoar sua produção. Com a perspectiva de aumento de capacidade das líderes, as companhias menores têm sua capacidade de expansão limitada pela falta de espaço de armazenagem nos portos atuais, informa a empresa. A Cedro estima que no prazo de cinco anos, haverá um gargalo na capacidade portuária para escoamento da produção.

“Vamos ganhar eficiência e competitividade, ajudando a desenvolver social e economicamente a região do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais e o litoral fluminense. Esse investimento é positivo não só para as pequenas, mas também para as grandes, já que todo o mercado ganha mais espaço para crescer, abrindo uma janela para o futuro em exportações”.

Para o vice-presidente Comercial, Estratégia e Projetos da Cedro, Fabiano Carvalho, “a expectativa é que a aquisição do Porto do Meio fomente novos negócios para a região, ampliando a capilaridade das operações e impulsionando o desenvolvimento de novos projetos”. A cadeia logística entre Minas Gerais e Rio de Janeiro tende a ser beneficiada com o destravamento logístico proporcionado por essa nova infraestrutura.

Neste ano, a Cedro Participações já havia anunciado investimento na construção de um ramal ferroviário entre Mateus Leme e Mário Campos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para escoar minério de ferro na região da Serra Azul. O empreendimento tem investimento estimado em R$ 1,8 bilhão.

Impactos do novo terminal no Porto de Itaguaí

Segundo o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do projeto, o novo terminal vai gerar 2,8 mil empregos diretos e indiretos, durante o período de construção, e 2,8 mil empregos diretos e indiretos, na fase de operação. Em impostos, a estimativa é de arrecadação de até R$ 1,2 bilhão em Imposto Sobre Serviço (ISS), nos 35 anos do contrato.

O vice-presidente Jurídico e Institucional da Cedro Participações e Conselheiro do Sindiextra, Eduardo Couto, lembra que “a licitação do Porto do Meio é uma antiga demanda do setor no Estado e vai gerar desenvolvimento econômico e social, com responsabilidade ambiental”.

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