Economia

Cefet-MG oferece plataforma que utiliza os games para ensinar programação

Gratuita, a CodeLife utiliza a gamificação para ensinar a linguagem e emite certificados
Cefet-MG oferece plataforma que utiliza os games para ensinar programação
Crédito: Reprodução site CodeLife

Muitos jovens estão buscando aprender programação como uma forma de adquirir habilidades relevantes no mercado de trabalho e aproveitar oportunidades na área de tecnologia. Considerada uma linguagem do futuro, aprendê-la pode ser um diferencial.

Universidades, escolas técnicas e iniciativas independentes têm oferecido cursos e programas de treinamento em programação para jovens, tornando mais acessível o aprendizado dessa habilidade. É o caso da plataforma CodeLife, criada em 2018 por meio de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Mantida no ar pelo Cefet-MG, o site busca introduzir os jovens ao universo HTML, CSS e JavaScript de forma totalmente gratuita e lúdica por meio de jogos. As trilhas são adaptadas em fases, sendo cada uma delas um momento de aprendizado para o aluno. Ao completar uma trilha inteira, o curso é finalizado e o participante recebe um certificado digital.

Para participar do curso, o interessado deve realizar um cadastro no site para acessar o material. Segundo o professor do Departamento de Computação (Decom) do Cefet-MG, Sandro Dias, a versão da plataforma, atualizada pelo Cefet-MG, é destinada a pessoas do meio tecnológico e também a leigos.

“Entendemos que a tecnologia é uma importante ferramenta para os jovens que ingressam no mercado de trabalho e assim conseguimos colaborar com o conhecimento de forma acessível e de fácil entendimento. ”, explica.

Desde 2020, quando a coordenação do projeto foi transferida para Dias, a convite da Fapemig, o Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia da Computação do Cefet-MG (Compet), iniciou um projeto com o objetivo de retomar as atualizações da plataforma, com melhorias no código e adição de novos conteúdos.

“O CodeLife exerce uma importante função social ao ampliar a perspectiva dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo-lhes um ótimo conteúdo de forma gratuita e acessível, fazendo-se necessária sua constante manutenção”, destaca o professor.

Atualmente, o projeto é executado no Laboratório Multidisciplinar de Tecnologia Aplicada, no prédio principal do campus Nova Gameleira do Cefet-MG, em Belo Horizonte.

*Estagiária sob supervisão da edição

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas