CEI Energética e Nebras anunciam joint venture

A Companhia Energética Integrada (CEI), de Belo Horizonte, e a Nebras Power Investment Management BV (“NPIM”), afiliada integral da Nebras Power QPSC, empresa de investimentos em energia do Qatar, anunciaram a formação de uma joint venture em Minas Gerais.
A empresa já nasce responsável pela operação e administração de 18 usinas hidrelétricas no Brasil, que somam potência instalada de 72 megawatts (MW) e um portfólio de mais de 13 gigawatts (GW) em projetos fotovoltaicos de longo prazo.
Embora não revele o montante a ser aportado, o CEO da CEI Energética, Romero Machado Ferreira, conta que mais de 2 GW dos 13 GW já possuem o licenciamento ambiental e que 500 megawatts têm condições de terem as obras de construção iniciadas já em 2022. Segundo ele, Minas Gerais vai abrigar a maioria das usinas, mas estados das regiões Centro-Oeste e Nordeste também serão contemplados.
“Por uma questão estratégica não estamos abrindo números, mas há bastante coisa adiantada. O foco inicial inclui projetos de geração hídrica e solar, mas como são aportes de longo prazo, poderão surgir outras fontes para nos dar suporte de atuação no mercado livre, regulado e de geração distribuída“, conta.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Ferreira também destaca que além da condução das operações e projetos já existentes, a parceria tem objetivo de acelerar o crescimento da empresa através de aquisições de ativos operacionais e desenvolvimento e construção de projetos greenfield, associando a experiência da Nebras em grandes investimentos internacionais e o conhecimento do mercado local e capacidade de gestão da CEI.
De acordo com ele, a parceria consolida o caminho de expansão do grupo, que vinha crescendo, em média, 40% ao ano, no mercado de energia. Para dar continuidade a esse desempenho, a CEI buscou um sócio alinhado não apenas aos interesses estratégicos (basicamente investimento de longo prazo) mas também aos valores da empresa.
“Existe um potencial enorme em um momento de grandes transformações no setor, o que abrirá ainda mais oportunidades. A CEI tem em seu DNA a busca constante por inovação e crescimento, atuando na geração, desenvolvimento, comercialização e prestação de serviços no mercado de energia. Com a experiência internacional da Nebras uniremos o melhor do conhecimento a uma estrutura de capital adequada para dar suporte a esse crescimento nos próximos anos. Agora estamos aptos a fazer investimentos em qualquer ativo, seja ele pequeno, médio ou grande”, explica.
A nova marca ainda vai ser lançada, mas a empresa já nasce com 18 usinas hidrelétricas em operação, projetos de grande porte para os próximos anos e um braço de operação, manutenção e engenharia para usinas de geração de energia – a BEI.
Para os executivos da Nebras, a parceria vai incentivar o crescimento do setor de energia no Brasil, por meio da identificação e investimento em oportunidades lucrativas e vibrantes tanto em mercados desenvolvidos quanto emergentes. “Este coempreendimento é o culminar de trabalho árduo e planejamento estratégico e irá alavancar nosso talento e experiência para desenvolver e supervisionar uma grande variedade de projetos de energia sustentável. Além disso, expandirá consideravelmente o alcance da Nebras no Brasil e fortalecerá nosso portfólio e ambições regionais na América Latina”, ressaltou o CEO da Nebras, Khalid Mohammed Jolo.
CEI Energética
O Grupo CEI Energética está presente em 15 estados do País através de usinas próprias e de clientes. Possui hoje 19 usinas hidrelétricas próprias que somam 82 MW de potência instalada. Entre suas marcas possui a CEI Solar, especializada no desenvolvimento de projetos fotovoltaicos; a ATMO Energia, o Grupo atua na comercialização e na prestação de serviços de consultoria e assessoramento em energia elétrica; e a BEI, unidade de negócio com foco em serviços para operação, manutenção e engenharia de usinas de geração de energia.
Nebras Power NPIM
A Nebras Power Investment Management B.V. (“NPIM”) é uma subsidiária integral da Nebras Power Q.P.S.C., incorporada na Holanda e está operando desde 2016. NPIM é a plataforma internacional de gestão de investimentos da Nebras Power QPSC. Seu mandato é possuir, desenvolver e investir em empreendimentos greenfield e brownfield nos setores de energia e água, na Holanda e internacionalmente.
Ouça a rádio de Minas