Economia

Celulares e eletrodomésticos lideram as buscas para o Dia do Consumidor

O destaque da pesquisa é o ar-condicionado, que rendeu uma alta de 16% no ticket médio
Celulares e eletrodomésticos lideram as buscas para o Dia do Consumidor
Ar condicionado é um dos eletrodomésticos que têm mais destaque nas buscas do Dia do Consumidor | Crédito: Adobe Stock

O site Buscapé, que compara preços de produtos, acompanhou o comportamento dos brasileiros e as expectativas de compra para o Dia do Consumidor, e constatou que celulares e eletrodomésticos continuam a liderar as buscas, representando aproximadamente metade das pesquisas realizadas durante o período.

O Dia do Consumidor é celebrado nesta sexta-feira (15), mas já a partir de segunda (11), tem início a Semana do Consumidor, período em que o comércio oferece promoções e descontos para atrair os clientes.

A tendência observada é baseada em pesquisas feitas nos últimos anos. No ano passado, por exemplo, os smartphones lideraram o interesse do consumidor. A categoria foi responsável por 34,5% das buscas na primeira quinzena de 2023, um aumento de 13% em relação ao ano anterior.

Nesse mesmo período, as geladeiras foram responsáveis por 8% das buscas contra 7% em 2022, e os aparelhos de ar-condicionado por 7,2%, superando o ano de 2022, que teve 5% das buscas pelo eletrodoméstico.

De acordo com dados levantados pela empresa, já no primeiro dia da Semana do Consumidor de 2024, as categorias mais pesquisadas mantiveram a tendência dos anos anteriores. São elas:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  • smartphones,
  • ar-condicionado,
  • lavadora de roupas e
  • geladeira.

O destaque é o ar-condicionado, em que o ticket médio teve alta de 16%, passando de R$ 2.442 em 2023, para R$ 2.843 neste ano.

Para o superintendente executivo de Negócios da Mosaico, empresa detentora das marcas Buscapé, Zoom e operadora do Shopping PAN, Francisco Donato, o dia Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), aos poucos, vem ganhando projeção no cenário nacional. “O interesse pela Semana do Consumidor cresce a cada ano, e tem auxiliado varejistas a manterem as vendas em patamares mais elevados em um mês que não possuía, historicamente, tanto apelo comercial”, avalia.

‌Entretanto, dados da NeoTrust, empresa que monitora o e-commerce brasileiro, mostram que o faturamento do e-commerce na Semana do Consumidor de 2023 foi 15% menor que a do ano de 2022. Ano passado, o faturamento do e-commerce foi de R$ 6,7 bilhões no período, enquanto em 2022, foi de R$ 7,2 bilhões. 

Consumidor não deve abandonar comparação de preços

A boa prática da comparação de preços não pode ser abandonada, sobretudo, em tempos de promoções. Nessa terça-feira (12), por exemplo, a plataforma Buscapé, que rastreia preços em mais de 500 lojas no País, levantou cinco produtos com descontos realmente relevantes na comparação com os últimos 40 dias. Confira:

  • Smart TV LED 70″ Samsung Crystal – R$ 4.399 (queda de 26%)
  • Smartphone Samsung Galaxy A21s – R$ 899 (queda de 25%)
  • Aspirador de Pó Robô Positivo Wi-Fi Laser – R$ 937 (queda de 25%)
  • Micro-ondas Midea 35 Litros MXSA35E – R$ 729 (queda de 12%)
  • Ar-Condicionado Split Hi Wall Samsung Ultra – R$ 3.851 (queda de 9%)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas