Cemig espera dobrar energia comercializada no varejo do mercado livre

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) espera dobrar o volume de energia comercializado no varejo do mercado livre até o fim do ano, revela o vice-presidente de comercialização da estatal, Sérgio Lopes. Até janeiro deste ano, a Cemig comercializou o volume acumulado de 148,3 megawatts-médios (MWm) neste segmento do Ambiente de Contratação Livre (ACL). A expectativa da empresa é alcançar 300 MWm ainda em 2025.
O volume acumulado próximo dos 150 MWm é fruto do crescimento de 21,85% em janeiro, comparado com dezembro, no volume comercializado pela estatal no varejo do ACL. A alta percentual significou um aumento de 26,6 MWm, o maior crescimento desde julho de 2024, quando o volume comercializado naquele período obteve uma alta de 28,7 MWm.
Desde então, o crescimento médio do volume de energia comercializado pela Cemig, no varejo do mercado livre, foi de 12,1 MWm ao mês. Houve uma pequena queda em dezembro (-2 MWm), fruto de um menor consumo de energia no mês, com feriados e férias.
Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Há pouco mais de um ano, desde janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo Tarifário A, conectados à média ou alta tensão, podem adquirir energia no Ambiente de Contratação Livre. Ainda segundo a CCEE, somente em janeiro deste ano, o ACL ganhou 3.018 clientes em todo o País.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
A velocidade do crescimento da Cemig no varejo do mercado livre de energia está positivamente surpreendente, afirma Sérgio Lopes. “A nossa expectativa é manter esse crescimento, porque este segmento ainda desconhece muito o mercado, na parte dos clientes”, disse. “A gente vem fazendo um trabalho de educar esse mercado, apresentar essa opção de migrar para o mercado livre”, completa.
O vice-presidente da estatal de energia ressalta que a companhia tem feito road shows tanto com clientes, quanto possíveis parceiros dentro do Estado, para expandir o produto no mercado. A maioria (52%) dos clientes da Cemig no mercado varejista do ACL estão em Minas Gerais, enquanto o restante está espalhado pelo Brasil, especialmente nos estados das regiões Sudeste e Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul (RS).
A companhia lançou o primeiro e-commerce do País no setor, que permite aos clientes realizar simulações e até efetuar a contratação de energia de forma totalmente online. A companhia considerou repensar e modernizar seu atendimento aos clientes com a abertura do ACL para o Grupo A. No atacado do mercado livre, a Cemig possui um market share de mais de 15%.
A companhia aponta que a entrada do Grupo A no mercado livre de energia incentivou o investimento em tecnologias digitais e o fortalecimento do papel dos gerentes de conta, que passaram a atuar como consultores especializados e se tornaram uma espécie de “guia” para os clientes, durante a migração do Ambiente de Contratação Regulado (ACR) para o ACL.
Ouça a rádio de Minas