Economia

Cemig fecha contrato com Casal-AL para fornecimento de energia limpa no mercado livre

Parceria com empresa de saneamento alagoana amplia atuação da Cemig no Nordeste e reforça foco em sustentabilidade, inovação e economia para o setor público
Cemig fecha contrato com Casal-AL para fornecimento de energia limpa no mercado livre
Foto: Divulgação / Cemig Sim

A Cemig firmou um novo contrato no Mercado Livre de Energia, desta vez com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal-AL), ampliando sua atuação no Nordeste e fortalecendo sua presença entre consumidores públicos. O acordo prevê o fornecimento de 4,18 megawatts (MW) médios de energia limpa, renovável e rastreável para três unidades da Casal, com descontos significativos em relação ao mercado regulado.

O contrato foi firmado na modalidade varejista, em que a Cemig atua como representante do cliente junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), oferecendo mais simplicidade na migração e gestão do fornecimento. Segundo a empresa, a expectativa é de redução expressiva na fatura de energia, com previsibilidade de custos e aderência às práticas de sustentabilidade.

“Essa parceria representa mais do que uma transação comercial. É um passo estratégico que une eficiência energética, inovação e compromisso com a gestão pública responsável”, afirma o vice-presidente de Comercialização da Cemig, Sérgio Lopes.

O fornecimento de energia pela Cemig será feito com base em fontes 100% renováveis, o que possibilita às empresas contratantes um alinhamento direto com políticas de ESG (ambiental, social e governança), cada vez mais exigidas no setor público e privado.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


A vice-presidente operacional da Casal-AL, Laura Petri Geraldino, também destaca os ganhos da iniciativa. “Já observamos maior previsibilidade nos custos, eficiência na gestão de energia e impactos positivos na sustentabilidade financeira da companhia. Além disso, teremos a garantia de utilizar energia limpa e renovável, que contribuirá para a redução das nossas emissões”, reforça.

Mercado Livre de Energia

Com cerca de 14% de participação no Mercado Livre de Energia em todo o Brasil, a Cemig já atende mais de 2 mil clientes nessa modalidade, com volume acumulado de 178 MW médios no segmento varejista, segundo dados da CCEE. Desde janeiro de 2024, todos os consumidores do Grupo A — que inclui empresas conectadas à média e alta tensão — podem optar por migrar para o mercado livre.

“A adesão ao Mercado Livre de Energia proporciona às empresas vantagens competitivas em sua área de atuação, destacando o compromisso com as melhores práticas sustentáveis, que é uma preocupação crescente em nossa sociedade”, reforça Sérgio Lopes.

A Cemig oferece no segmento varejista descontos de até 35% na conta de energia. O diferencial, segundo a companhia, está na possibilidade de combinar economia com sustentabilidade, sem a complexidade de negociações diretas com geradores ou comercializadoras.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas