Economia

Cemig lança Regional de Distribuição Centro com R$ 940 milhões em investimentos

Unidade com sede em Belo Horizonte representa a conclusão da implantação do modelo de regionalização da gestão da empresa no segmento de distribuição energética no Estado
Atualizado em 10 de junho de 2025 • 15:14
Cemig lança Regional de Distribuição Centro com R$ 940 milhões em investimentos
Foto: Diário do Comércio/ Leonardo Leão

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançou, na manhã desta terça-feira (10), a Superintendência Regional de Distribuição Centro. A expectativa é investir R$ 940 milhões em obras na região ainda neste ano, incluindo R$ 74 milhões em manutenções preventivas e R$ 55 milhões para o atendimento de grandes clientes, como empresas e indústrias.

A unidade, com sede em Belo Horizonte, representa a conclusão da implantação do modelo de regionalização da gestão da empresa no segmento de distribuição energética no Estado. A regional Centro atende 61 municípios, incluindo a capital mineira.

De acordo com o superintendente de Distribuição da Regional Centro da Cemig, Ernando Braga, a regional reúne 2,8 milhões dos 9,7 milhões de clientes da companhia energética em Minas Gerais. “Ela tem uma característica muito interessante que é o adensamento dos clientes, diferente das regionais no interior”, completa, lembrando que a regional “responde por 30% do total do Estado”.

Ele ainda reforça a importância de estar cada vez mais próximo dos consumidores para eliminar possíveis problemas no atendimento. A nova superintendência regional contará com gerências na capital mineira, em Betim e em Sete Lagoas, na região metropolitana. Essas operações terão autonomia para definir os investimentos dentro dos principais programas da companhia, de acordo com as demandas e necessidades da região.

Até o momento, dos R$ 74 milhões previstos para ações de manutenções preventivas, R$ 24 milhões já foram investidos na região. “O ápice da nossa integração e da nossa gestão é melhorar a satisfação dos nossos clientes, tudo aqui está voltado para esse objetivo”, declara.

Regionalização das operações da Cemig

Superintendências regionais da Cemig em Minas Gerais.
Foto: Diário do Comércio / Leonardo Leão

O modelo de regionalização é uma nova estrutura organizacional que está sendo adotada pela Cemig a partir deste ano. Desde março, outras cinco superintendências regionais e 14 gerências já foram inauguradas em Minas. Essas unidades estão contribuindo para a ampliação da presença da companhia nas cidades do interior do Estado e aproximando a empresa dos clientes.

Além da Superintendência Regional de Distribuição Centro, a Cemig terá outras cinco regionais distribuídas por Minas Gerais, seis gerências de regionais de alta tensão, 17 gerências regionais de média e baixa tensão e 47 polos de atendimento. Confira a lista de superintendências regionais:

  • Superintendência Regional de Distribuição Centro;
  • Superintendência Regional de Distribuição Triângulo;
  • Superintendência Regional de Distribuição Norte;
  • Superintendência Regional de Distribuição Sul;
  • Superintendência Regional de Distribuição Mantiqueira;
  • Superintendência Regional de Distribuição Leste.

Reestruturação e atendimento ao consumidor são prioridades da Cemig, afirma Passanezi Filho

O presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, ressalta que o objetivo principal desse plano de regionalização é aproximar a companhia dos clientes mineiros. Ele lembra que em gestões anteriores a empresa realizava muitos investimentos fora de Minas e poucos dentro do Estado.

O dirigente relata que a Cemig está passando por uma transformação, que começou com a ampliação dos investimentos em ativos, passando de cerca de R$ 900 milhões para R$ 6 bilhões por ano. A partir de agora a empresa segue com o foco na reestruturação organizacional e na melhoria do atendimento ao consumidor, por meio da descentralização das operações.

“Com a regionalização, nós estamos ‘colocando a cara’ e tornando visível para as pessoas saberem com quem estão falando dentro da Cemig para serem atendidas. Queremos estar mais próximos dos clientes e do poder público municipal”, pontua.

Novo modelo dará maior agilidade na prestação dos serviços

O vice-presidente de distribuição da Cemig, Marney Tadeu Antunes, também reforça o caráter de maior aproximação com os clientes, lembrando que, antes da implementação desse novo modelo, as operações eram realizadas de forma muito centralizada. “Agora, nós estamos dando a caneta do presidente e o poder para o superintendente tomar as decisões, guardadas todas as regras de governança da companhia”, diz.

Ele garante que com o novo modelo possibilitará maior agilidade na prestação de serviços da companhia energética, além da melhoria no combate à queda de energia e na entrega de obras realizadas pela empresa. “Quando nós estamos mais próximos do cliente, nós podemos entender melhor essas pessoas e conhecer suas dores do que em uma estrutura centralizada”, completa.

Política pública de fornecimento de energia

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa, enfatiza que o fato de Minas possuir o maior número de municípios no Brasil gera uma grande dificuldade administrativa para a Cemig. Para ela, a regionalização das operações é a única forma de fazer com que a política pública de fornecimento de energia chegue em diferentes pontos do Estado.

“Essa política de regionalização – implementada hoje com essa regional e todas as outras que foram criadas – é uma forma de chegar ainda mais na ponta e de chegar ao povo mineiro”, afirma.

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