Cemig lança campanha promocional no mercado livre de energia para regiões Norte e Nordeste

Com o objetivo de estimular novas adesões ao mercado livre de energia, sistema em que empresas podem escolher de quem comprar energia e negociar preços e condições diretamente com fornecedores, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou um novo período promocional no modelo de comissionamento de seus parceiros comerciais, com foco nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, válido até 31 de dezembro de 2025.
De acordo com a Cemig, a iniciativa garante vantagens como a remuneração triplicada, o pagamento imediato no ato da assinatura do contrato e a possibilidade de receitas recorrentes durante toda a vigência do fornecimento de energia, além de outras condições promocionais diferenciadas para clientes das regiões citadas.
“O objetivo é ampliar a liderança da Cemig no mercado livre e, ao mesmo tempo, valorizar o trabalho de quem está ao nosso lado na missão de transformar o mercado energético brasileiro. Queremos dar previsibilidade, liquidez e reconhecimento aos nossos parceiros, reforçando o compromisso com o desenvolvimento regional”, afirmou o vice-presidente de Comercialização da Cemig, Sérgio Lopes Cabral.
Cemig ultrapassou 10 mil unidades consumidoras no ACL
A Cemig se tornou a primeira comercializadora de energia do Brasil a ultrapassar a marca de 10 mil unidades consumidoras no Mercado Livre de Energia, também chamado de Ambiente de Contratação Livre (ACL). Além disso, segundo a própria empresa, a companhia é:
- Líder em fornecimento do mercado livre de energia no Brasil;
- Líder em número de clientes no País;
- Líder em comercialização do mercado livre de energia nacional.
“Esse feito reforça a tradição da companhia, que atua nesse segmento desde a criação do ACL, no início dos anos 2000. No segmento atacadista, a companhia atende mais de sete mil clientes, enquanto no varejista está próxima de atingir três mil unidades consumidoras em alta e média tensão”, declarou a empresa, em nota.
Entre as iniciativas recentes que impulsionaram o crescimento da empresa está o Energia Livre Cemig, primeiro e-commerce de energia do Brasil. Segundo a empresa, a plataforma digital oferece simulações personalizadas, comparativos de ofertas e contratação 100% online, com transparência e segurança, ampliando a capilaridade da companhia.
Ambiente de Contratação Livre (ACL)
Conforme o Ministério de Minas e Energia (MME), o mercado de energia elétrica no Brasil é estruturado em dois ambientes principais de contratação: o Ambiente de Contratação Regulada (ACR) e o Ambiente de Contratação Livre (ACL).
ACR (Ambiente de Contratação Regulada)
- Compra de energia feita por meio das distribuidoras, que intermediam entre geradoras e consumidores;
- Preços definidos por processos licitatórios centralizados;
- Contratos de longo prazo, geralmente indexados ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
- Menor flexibilidade para ajustes durante a vigência.
ACL (Ambiente de Contratação Livre)
- Permite negociação direta de contratos com geradoras, comercializadoras ou outras empresas;
- Possibilita escolha de fontes renováveis, como solar e eólica;
- Oferece preços potencialmente mais competitivos, especialmente para grandes consumidores;
- Exige conhecimento técnico e acompanhamento especializado das negociações.
Ouça a rádio de Minas