Economia

Cemig investe em veículos especiais para atender população rural

Drones, helicópteros e UTVs estão entre os principais veículos adquiridos pela Cemig para atuar áreas de difícil acesso
Cemig investe em veículos especiais para atender população rural
Hilicópteros já somam aproximadamente 1.100 km de linhas percorridas. Crédito: Divulgação/Cemig

As consequências de fenômenos climáticos, como o “El Niño”, seguem como um dos principais desafios do País, afetando inclusive o sistema elétrico das cidades. Pensando em contornar esse e outros problemas, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) vem investindo em novos veículos e equipamentos para atender à população rural e locais de difícil acesso.

O objetivo, segundo a companhia, é modernizar a estrutura para auxiliar os técnicos em campo com foco em agilizar atendimentos emergenciais e a manutenção preventiva no sistema elétrico.  Como os dois helicópteros colocados à disposição para o transporte de técnicos para inspeções e materiais elétricos.

Eles foram úteis, por exemplo, no auxílio às equipes de campo em dezembro do ano passado no município de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A região, na época, foi fortemente castigada por tempestades e uma das aeronaves foi utilizada para transitar em áreas montanhosas e de vegetação densa que necessitavam de reparos elétricos.

Segundo o técnico do Sistema Elétrico da Cemig, Fabio Lana, os helicópteros já percorreram mais de 1.100 quilômetros em cinco acionamentos de atendimento a emergências.  ”Foram realizados desde o voo de inspeção com técnicos até o transporte de materiais necessários, agilizando muito o restabelecimento do fornecimento de energia aos clientes”, pontua.

Outro reforço destacado pela estatal são os veículos utilitários multitarefas (UTV). Há cerca de um ano e meio, a Cemig investiu R$ 2,8 milhões em 20 unidades para auxiliar as equipes de campo e transportar materiais em serviços emergenciais de difícil acesso.

Além desses veículos, a Cemig possui 770 veículos quatro por quatro  que auxiliam as equipes de campo nos trabalhos de restabelecimento e manutenção do sistema elétrico rural de Minas Gerais.  

Aeronaves da Cemig também atuam em manutenção preventiva

Além do auxílio às equipes em campo em situações de urgência e emergência, os veículos da Cemig, como helicópteros, também realizam inspeções preventivas.

“Essas inspeções ocorrem com a aeronave percorrendo toda extensão das linhas, desde as usinas até as subestações, utilizando o gimbal, equipamento de última geração que fornece imagens termográficas em tempo real. Os dados captados permitem visualizar as condições das linhas de distribuição e detectar possíveis pontos frágeis, que, em seguida, recebem manutenções preventivas necessárias visando reduzir o risco de interrupções acidentais no fornecimento de energia”, explica Lana.

Outro recurso que vem ganhando espaço são os drones, especificamente em áreas rurais. “É uma tecnologia que tem se mostrado essencial para auxiliar nas inspeções visuais, uma vez que oferece uma visão detalhada da parte superior da rede e dos postes, revelando defeitos que seriam impossíveis de serem observados a olho nu. Esses equipamentos permitem uma visão mais ampla e privilegiada da fiação, o que torna as inspeções mais efetivas e seguras”, afirma o especialista da companhia.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas