Economia

Entorno de BH possui a maior densidade demográfica de Minas Gerais; veja o que revela o Censo 2022

Entenda como o IBGE calcula a densidade demográfica da população com os setores censitários
Entorno de BH possui a maior densidade demográfica de Minas Gerais; veja o que revela o Censo 2022
Região Centro-Sul de BH possui os setores censitários de maior densidade demográfica do estado de MG | Crédito: Robert Miguel

Os arredores de Belo Horizonte possuem a maior densidade demográfica de Minas Gerais, de acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dos 10 setores censitários com maior densidade demográfica (número de habitantes por quilômetro quadrado) de Minas, seis estão localizados em Belo Horizonte, sendo todos na região Centro-Sul. Os outros quatro estão nas cidades de Lavras, Abre Campo e dois em Juiz de Fora. De modo geral, a porção Sul do Estado concentra mais setores com maiores densidades demográficas.

Os setores censitários são unidades territoriais de coleta e divulgação de dados estatísticos do IBGE. Cada setor corresponde a uma porção em que o território nacional é fragmentado, considerando as estruturas territoriais para permitir o levantamento de estatísticas nos prazos estabelecidos para a coleta.

O IBGE compara essa forma de quantificar a densidade demográfica a peças de um quebra-cabeça que seria o Brasil e, não necessariamente, o recorte das peças seguiria os limites geográficos de bairros e municípios ali. Para se ter uma ideia, em Minas, que possui 853 municípios, são mais de 50 mil setores censitários. Já um único edifício, em Belo Horizonte, o Conjunto Governador Juscelino Kubitschek, mais conhecido como JK, possui mais de um setor, dada a quantidade de domicílios. 

Dos 5.141 setores censitários de Belo Horizonte, os 514, ou 10% mais populosos, concentram 423.621 habitantes, o que corresponde a 18,3% da população total da capital mineira, de acordo com o Instituto. 94 deles estão localizados na região Norte de BH; 83, na região Nordeste; 81 ficam em Venda Nova; 76 estão no Barreiro. Já a região Leste conta com 52; a Pampulha, com 42; a região Noroeste tem 36; a Oeste, 31; e a região Centro-Sul tem 19.

Teófilo Otoni tem, em média, 10 moradores por domicílio

Quando avaliado o número de moradores por domicílio particular ocupados, a média chegou a 10 moradores, em um setor censitário localizado em Teófilo Otoni. Em seguida, aparecem setores de Bertópolis, Chapada do Norte e Águas Vermelhas, com média de oito moradores por domicílio particular ocupado. Todos estes setores pertencem a municípios das regiões do Vale do Mucuri, Jequitinhonha e Norte de Minas.

Em sétimo lugar, há um setor de São José da Lapa, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com média de sete moradores por domicílio particular ocupado. Na capital mineira, o setor com maior média de moradores (6 por domicílio) está na região Oeste de Belo Horizonte. 

O estudo mostra também que o menor adensamento populacional se encontra, majoritariamente, nas regiões da Zona da Mata, Campo das Vertentes e Vale do Rio Doce.

Dos 50.663 setores censitários de Minas Gerais, em 291, a totalidade dos endereços classificados como domicílios eram, em 2022, da espécie “particulares ocupados” – sejam eles permanentes ou improvisados. Por outro lado, 167 setores são compostos integralmente por domicílios coletivos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas