Inauguração de centro de treinamento da Iveco em BH pode impulsionar mão de obra em Minas

A Iveco inaugurou nesta quinta-feira (2), em Belo Horizonte, o centro de treinamento da Iveco Academy, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG). Localizada no Senai Horto, a unidade é a primeira sede da Iveco Academy na América Latina. Para o setor produtivo, a iniciativa representa um passo importante na formação de mão de obra qualificada no Estado.
A principal planta da empresa na América Latina está localizada em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais.
Na cerimônia de inauguração, a montadora apresentou também o Daily Multifuel, protótipo de veículo comercial leve para operações urbanas de carga movido a etanol, gás natural e biometano. O evento contou com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e do presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe.
Segundo o presidente da Iveco na América Latina, Marcio Querichelli, a nova sede da Iveco Academy eleva os padrões de treinamento e capacitação em vendas e pós-venda de toda a rede de concessionários da marca.
“É um ecossistema que também irradia para nossos fornecedores e parceiros. É parte da filosofia que discutimos com o Flávio Roscoe há algum tempo. Estamos muito felizes hoje”, disse.
O governador destacou a importância de centros de treinamento como o da Iveco no Senai para a formação de mão de obra qualificada. “É um investimento estratégico para a empresa e tem o apoio da Fiemg e do Estado, porque também forma mão de obra. Aqueles que fizerem o curso aqui serão profissionais preparados não só para a Iveco, mas também para o mercado”, declarou.
“O que queremos em Minas Gerais são empresas competitivas, e isso está totalmente dentro desse contexto. Mão de obra qualificada é fundamental para o desenvolvimento econômico do Estado”, completou Zema.
O presidente da Fiemg e também do Conselho Regional do Senai-MG classificou a iniciativa como “o melhor dos mundos” para o setor produtivo, por unir o conhecimento da empresa à capacidade de formação de mão de obra da escola profissionalizante.
“Conectados à demanda da empresa, conseguimos ser mais assertivos, porque ela está sempre investindo e modernizando seu parque fabril e, ao atualizá-lo, também atualiza as habilidades que nossos alunos precisam desenvolver para se inserir no mercado”, observou.
Centro de treinamento poderá capacitar 100 profissionais por dia
O centro de treinamento da Iveco tem capacidade para atender até 100 profissionais por dia e foi planejado para capacitar cerca de 2 mil integrantes da rede de concessionárias no País, além de oferecer suporte a mais de 300 colaboradores internos da fabricante.
A área de treinamento da montadora – Iveco Academy – existe há três anos e já capacitou mais de 4 mil pessoas no Brasil, com quase 72 mil certificações. Na América Latina, mais de 5,8 mil profissionais já foram formados, totalizando mais de 98 mil certificações.
Instalado em uma área de 1.380 m², o complexo reúne estrutura administrativa, técnica e de convivência. A área técnica conta com ferramentaria, depósito, valeta para manutenção de veículos e showroom de 140 m². Também estão previstas soluções de acessibilidade em todos os prédios, banheiros adaptados e áreas exclusivas para instrutores e equipe administrativa.
O prédio da Iveco Academy possui oito salas: quatro de aulas, duas para a área técnicas e duas comerciais. Cada sala comporta até 25 participantes.
O centro de treinamento conta ainda com auditório com capacidade para 71 pessoas, refeitório, cozinha, área de coworking e espaço de gravação e produção de vídeos, com 16 estações de trabalho e sala de reunião. O local dispõe também de áreas de descompressão e bem-estar.
Ouça a rádio de Minas