Cervejarias artesanais podem patrocinar Carnaval se PBH tiver boa vontade, diz SindBebidas

Belo Horizonte ainda não conseguiu um patrocinador para o Carnaval de 2023. A saga em busca de uma possível marca para bancar a folia já dura quatro meses. O primeiro edital para viabilizar recursos foi publicado em 20 de setembro do ano passado, mas faltam apenas três semanas para o evento começar. As datas oficiais já foram divulgadas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e a programação do Carnaval de Belo Horizonte tem início dia 6 de fevereiro e se estenderá até o dia 26.
Mesmo com tamanha dificuldade em fechar o patrocinador, a diretora de Eventos da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Marah Costa, já afirmou à imprensa que “independentemente de patrocínio ou não, a prefeitura está garantindo a realização do Carnaval, do que ele precisa para acontecer”.
Após ter anunciado oficialmente que a capital mineira deve receber 200 mil turistas, dos 5 milhões de foliões esperados, o presidente do Sindicato dos Hotéis (SindHotéis) de Minas Gerais, Paulo Cesar Marcondes Pedrosa, criticou a demora da PBH em definir algumas ações.
“A prefeitura está atrasando demais o pagamento para os blocos, e as escolas de samba que estão reclamando. Nós estamos há menos de um mês para o Carnaval e a prefeitura ainda não soltou verba. Ela está esperando um patrocínio master e não vem. Então, é hora das cervejarias artesanais colocarem os seus produtos no Carnaval de Belo Horizonte. A cidade é polo na produção de cervejas artesanais”, declarou o dirigente do SindiHotéis.
Em repercussão à fala de Paulo César, a Belotur informou que foi procurada por cervejarias locais, por meio do Sindbebidas. A empresa de turismo explicou que as marcas entraram em contato na intenção de serem parceiras do Carnaval da Capital. “No momento, há um diálogo com o sindicato e vem sendo estudada a viabilidade das propostas apresentadas“, respondeu a assessoria de imprensa ao DIÁRIO DO COMÉRCIO.
Procurado, o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Cerveja e de Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas), Marco Falcone, comentou sobre possibilidades. “Em relação ao patrocínio do Carnaval de Belo Horizonte, é uma coisa que temos procurado já há alguns anos a prefeitura. Porém, as forças são muito desiguais. As verbas das cervejarias que patrocinavam as edições anteriores são muito altas e a visão da prefeitura de BH é distorcida nesse sentido“, diz.
Falcone aponta que os contratos firmados da prefeitura com a Ambev eram de exclusividade. O empresário mineiro, que assumiu no ano passado a presidência da Câmara Setorial da Cerveja ligada ao Mapa, conta que essa é uma dificuldade e que já foi pautada por eles.
“Como presidente da entidade, estamos em busca para evitar essas exclusividades exigidas pela Ambev, pois não permite que outras cervejarias também possam entrar“, conta.
Valores de patrocínios sofreram mudanças
Sem sucesso, a PBH publicou um novo edital no dia 6 de dezembro do ano passado, com a expectativa de angariar fundos privados para a terceira maior folia em 2023. Para viabilizar a realização dos carnavais de Belo Horizonte em 2023 e 2024, a primeira edição do edital pedia uma cota única de realização correspondente ao mínimo de R$ 13,5 milhões. O valor seria dividido em R$ 6 milhões para o ano de 2023 e R$ 7,5 milhões para a programação de 2024. Já na segunda e atual versão do edital, o valor mínimo de realização caiu para R$ 10 milhões.
Para facilitar as negociações, a prefeitura criou a segmentação de patrocínios em master, cujo valor minimo é de R$ 5 milhões, e de patrocínio com duas cotas para investimento de R$ 1 milhão cada. Há ainda espaço para apoio, em que dispõe de quatro cotas em que os valores mínimos são de R$ 500 mil cada, e a colaboração com dez cotas disponíveis de no mínimo R$ 250 mil cada.
Parceria deve ser acessível para a indústria artesanal
“O setor cervejeiro artesanal é jovem, nasceu em 2004. Para nós, esses valores pedidos são muito altos, tendo uma divisão de renda que é muito grande. Se a PBH tiver boa vontade para procurar a gente oferecendo valores menores, as cervejarias podem se juntar e patrocinar o Carnaval”, comenta Marco Falcone.
“O Sindbebidas não tem como abraçar o patrocínio, mas as cervejarias artesanais podem se unir para esse objetivo. Somos um setor alinhado à justiça social e à justiça tributária e temos uma ação coordenada”, avalia o presidente.
Em nota ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, a PBH reforçou que “a empresa municipal não está medindo esforços na busca de possíveis patrocinadores para o Carnaval de Belo Horizonte 2023. Porém, é importante ressaltar que boa parte dos serviços necessários para a realização da festa já são realizados regularmente pelos órgãos municipais, tais como limpeza urbana, segurança, transporte público, etc”.
Nos anos anteriores, as verbas dos patrocínios foram utilizadas para a infraestrutura com palcos, aparelhagem de som, luz e telões, verba para blocos carnavalescos e escolas de samba, premiações para campeãs, assim como a publicidade com inserções em veículos de imprensa.
Ouça a rádio de Minas