Economia

Ciclo de aperto monetário no País pode terminar hoje

Ciclo de aperto monetário no País pode terminar hoje
Mercado financeiro espera manutenção pelo BC da taxa básica de juros em 13,75% ao ano | Foto: Enildo Amaral/BCB.

Brasília – O mais longo e intenso ciclo de aperto monetário promovido pelo Banco Central deve ser interrompido hoje. Essa é a expectativa majoritária do mercado financeiro, que espera a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano.

Mas um ajuste final de 0,25 ponto percentual, que transmitiria uma mensagem mais dura por parte da autoridade monetária, não está descartado pelos economistas.

“A comunicação do Copom na última reunião foi na direção de parada. Se ele estava confortável em sinalizar a pausa lá atrás, de lá para cá, o conforto (que possibilitou a sinalização) ficou, no mínimo, igual. Então, ele faz a pausa para avaliação”, disse Caio Megale, economista-chefe da XP Investimentos.

O conforto, na visão do ex-assessor especial do Ministério da Economia, vem da queda nas projeções de inflação para este ano e, sobretudo, para o próximo – período mais relevante para a atuação do BC dada a defasagem da política monetária.

De acordo com o boletim Focus divulgado na última segunda-feira (19), a estimativa do mercado para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo de 2022 recuou pela 12ª semana consecutiva, de 6,4% para 6%, e a projeção para 2023 caiu de 5,17% para 5,01% – quinta queda seguida.

A previsão mais baixa em 2022 incorpora o impacto de medidas legislativas aprovadas referentes aos preços de combustíveis e energia elétrica. Após a redução das alíquotas de ICMS, o País registrou dois meses de deflação (em julho e agosto). (Nathalia Garcia)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas