Economia

Mineira Cimed pode estar próxima de negócio com Jequiti, de Silvio Santos

Já não é de hoje que a farmacêutica mineira vem buscando aquisições para o fortalecimento de seu portfólio e o consequente aumento dos negócios
Mineira Cimed pode estar próxima de negócio com Jequiti, de Silvio Santos
Foto: Divulgação Cimed e Jequiti

Ao que tudo indica, a farmacêutica mineira Cimed está mesmo em negociação avançada com a Jequiti – marca de cosméticos do Grupo Sílvio Santos. A imprensa de São Paulo já veicula, inclusive, a compra integral ou majoritária da empresa paulista, sobre cifras da ordem de R$ 450 milhões.

Procurada, a Cimed se limitou a dizer, por meio da assessoria de imprensa, que “não possui nenhuma informação a respeito”. E representantes do Grupo Sílvio Santos ainda estão sendo consultados pela reportagem sobre o possível negócio.

Já não é de hoje que a Cimed vem buscando aquisições para o fortalecimento de seu portfólio e o consequente aumento dos negócios. Apenas em 2023, a farmacêutica alcançou R$ 3 bilhões em receitas e registrou um lucro de R$ 248 milhões. Com parque fabril em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, a companhia é a quarta maior empresa do setor farmacêutico do Brasil e tem a meta de chegar aos R$ 5 bilhões em faturamento no ano que vem.

Seu CEO, João Adibe Marques, há algum tempo, já fala sobre o interesse em ampliar ainda mais seu portfólio, atualmente composto por remédios, suplementos, cosméticos e acessórios, processo que se torna ainda mais viável com os R$ 600 milhões em caixa, advindos de uma emissão de debêntures divulgada em maio. O executivo inclusive citou em entrevistas, o segmento de perfumaria e cosméticos como foco da expansão dos negócios ainda em 2024.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Tamanha aposta da Cimed na área, que a farmacêutica também vai construir uma nova fábrica em Minas Gerais, desta vez, voltada para higiene e beleza. Com aportes estimados em R$ 200 milhões, a unidade deve ser erguida na região de Montes Claros, no Norte do Estado, conforme já noticiado pelo Diário do Comércio.

A Jequiti, por sua vez, está no mercado desde 2006 e possui um mix diversificado com mais de 500 produtos, incluindo perfumaria, maquiagem e cuidados diários. A marca também possui uma vasta rede de consultoras, somando 260 mil em todo o Brasil.

Sobre o negócio, inicialmente, aventava-se apenas a venda de uma participação majoritária da Jequiti, mas, ao que tudo indica, as discussões evoluíram para uma venda integral – ou majoritária – nas últimas semanas.

E as informações mais recentes, da Folha de São Paulo, dão conta de que mesmo com a venda total, a Jequiti ainda terá sua marca exibida nos intervalos do SBT de forma prioritária, assim como outras empresas do Grupo Silvio Santos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas