Economia

CNH Industrial retoma as operações em Minas Gerais

CNH Industrial retoma as operações em Minas Gerais
Metalúrgicos ainda não sabem se haverá redução de jornada na planta da Iveco em Sete Lagoas | Crédito: Divlgação

Após ficarem paradas por quatro semanas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as fábricas da CNH Industrial na América do Sul, que inclui duas unidades em Minas Gerais (Contagem e Sete Lagoas), estão retornando gradualmente às suas atividades.

O processo de retomada teve início na última semana e envolve, segundo a empresa, todos os cuidados para ajudar a evitar a propagação da doença entre os colaboradores.

“Todas as medidas protocolares aplicadas hoje no mundo para garantir a segurança e saúde dos funcionários. Exemplo: sanitização das fábricas, uso de máscaras onde os protocolos pedem e distâncias mínimas entre as pessoas, entre outros. Além de disponibilizar mais álcool gel pela fábrica, fazer redução da população em refeitórios e outros pontos de fluxo, como vestiários”, afirma a marca.

A companhia não realizou demissões, mas, segundo a organização, adotou algumas ações no momento de crise, começando pelas férias coletivas. “Depois, fizemos acordos com os sindicatos e estamos usando o recurso de layoff para outras posições”, diz a empresa.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sete Lagoas, Ernani Dias, ainda não se sabe se haverá redução de jornada dos trabalhadores e consequentemente redução dos salários na planta da Iveco.

“Acredito que tudo vai depender do rumo que a economia vai tomar. O próprio mercado vai ditar, de acordo com o que der para produzir”, afirma ele, que pontua, ainda, que as pessoas consideradas do grupo de risco para o Covid-19 não retornarão ao trabalho neste momento.

A CNH Industrial diz que voltou com os funcionários necessários para a retomada da produção das linhas com demanda de mercado, mas não revela quantos e quais linhas são essas por questões estratégicas.

Áreas essenciais – No entanto, em nota, a companhia destacou que “As unidades da região produzem máquinas agrícolas da Case IH e da New Holland Agriculture, equipamentos de construção da Case e da New Holland Construction, veículos comerciais da Iveco e motores da FPT Industrial”.

Esses produtos, segundo a própria empresa, são considerados fundamentais para as cadeias de suprimentos de alimentos e de logística de áreas essenciais para a população, como a indústria farmacêutica.

“A CNH Industrial reforça que está preparada, através dos concessionários das várias marcas e dos seus centros de distribuição de peças e serviços, para seguir atendendo às demandas dos clientes nas áreas agrícolas, de transporte e construção, garantindo assim a continuidade das atividades desses setores essenciais à sociedade”, afirma a empresa em material enviado para a imprensa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas