Cobrança de pedágio na BR-381 ainda não tem data definida, esclarece concessionária

A Nova 381, concessionária responsável por trechos da BR-381, esclareceu em comunicado oficial que a data de início da cobrança de pedágio ainda não foi definida, ao contrário do que foi divulgado por alguns veículos de comunicação. Segundo a empresa, a cobrança só começará após a publicação oficial no Diário Oficial da União (DOU).
O alerta tem o objetivo de evitar confusão entre os motoristas, especialmente com a aproximação da operação dos pórticos de cobrança ao longo da rodovia. A concessionária reforça que os pórticos não funcionam como radares, mas é necessário que o motorista respeite a velocidade regulamentada no trecho.
No entanto, a Nova 381 já havia divulgado anteriormente que o início da cobrança de pedágios na BR-381 está previsto para setembro com o funcionamento de duas praças: em Caeté e em João Monlevade. Porém, o início da cobrança está condicionado à autorização Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) após o cumprimento de obrigações contratuais do plano inicial de manutenção do pavimento e conservação da faixa de domínio.
O valor a ser cobrado também depende da ANTT, responsável pelos cálculos, e deve ser divulgado quando o órgão federal autorizar a tarifação. O contrato possui valores de referência, em torno de R$ 12 e R$ 14.
Como será feito o pagamento do pedágio na BR-381
A Nova 381 também detalhou os meios de pagamento que estarão disponíveis para os usuários da BR-381 quando a cobrança começar. Serão oferecidas opções digitais e presenciais para facilitar o acesso ao serviço:
Aplicativo Nova381
Pagamentos poderão ser feitos via Pix, cartão de crédito ou débito, diretamente pelo app oficial da concessionária.
Totens de pagamento
Totens estarão disponíveis em postos de combustíveis, restaurantes e nas unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) ao longo da rodovia. Também aceitarão Pix e cartões.
TAG eletrônica (com desconto)
Usuários que optarem por usar TAGs de pedágio eletrônico, como Veloe, ConectCar, Sem Parar, Taggy e C6 Bank, terão desconto automático:
- 5% de desconto para carros e caminhões;
- Desconto de Usuário Frequente (DUF): motoristas de automóveis que passarem pela mesma praça, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês, podem acumular até 30 viagens e chegar ao desconto máximo.
A concessionária destaca que, em muitos casos, os bancos oferecem TAGs sem cobrança de taxa de manutenção, permitindo que o usuário pague apenas o valor do pedágio.
Ouça a rádio de Minas