Economia

Governo de MG vai ceder dados aerogeofísicos para mineradoras; entenda

Informações servem de base para mineradoras e instituições que tenham interesse em desenvolver projetos; haverá maior eficiência, aponta Estado
Governo de MG vai ceder dados aerogeofísicos para mineradoras; entenda
Levantamentos aerogeofísicos gratuitos podem atrair empresas | Crédito: Agnormark Stock.adobe.com

Instituições acadêmicas e mineradoras que tenham interesse em desenvolver projetos relativos à mineração em Minas Gerais terão acesso gratuito a levantamentos aerogeofísicos do Estado. As informações servem de base para que os interessados possam identificar locais de maior potencial para a exploração mineral, contribuindo para o aumento da eficiência no processo de pesquisa.

Os arquivos estarão disponíveis no site da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG). Até então, apenas pesquisadores podiam obter esses documentos gratuitamente, mas, para isso, precisavam de um pedido formal da instituição de ensino. Para a iniciativa privada e demais integrantes da sociedade, os custos para acessá-los chegavam a casa dos R$ 300 mil. 

Essencial para o conhecimento geológico e extração mineral assertiva e responsável, o levantamento aerogeofísico consiste no uso de aeronaves especializadas que sobrevoam terrenos a baixas altitudes, captando imagens e informações de alta densidade e precisão. As aferições que serão disponibilizadas pela estatal foram feitas a uma altura de 100 metros das áreas sobrevoadas.

“A principal função de disponibilizar esses dados é podermos atrair mais empresas para Minas Gerais no setor de mineração, um setor que sabemos que gera muito emprego e muito desenvolvimento econômico”, destaca o diretor-presidente da Codemge, Sérgio Cabral.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para o executivo, Minas Gerais larga na frente de outras regiões ao oferecer esse tipo de informação aos empresários. Ele ressalta que, no momento, o que as mineradoras mais buscam são informações qualificadas, porém, elas têm um custo bastante relevante para as companhias. Logo, quando disponibilizadas de graça e de maneira desburocratizada pelo Estado, os investidores podem utilizá-las para estruturar melhor seu investimento e ter maior assertividade. 

“Quando o governo de Minas toma a iniciativa de disponibilizar informações qualificadas de projetos de mineração, de forma gratuita, para empresas e universidades, damos mais um grande passo para atrair e direcionar melhor, e com responsabilidade, os investimentos voltados para o setor mineral no Estado”, reitera o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

Estatal disponibiliza outras informações no Portal da Geologia

A Codemge também disponibiliza gratuitamente para interessados, no site Portal da Geologia, os projetos de mapeamentos geológicos do território mineiro, que fornecem informações complementares aos levantamentos aerogeofísicos. A ferramenta representa um importante recurso para que conheçam os depósitos minerais do Estado, facilitando o estudo do potencial mineral e visando, conforme Cabral, o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. 

A iniciativa é uma parceria do Estado, por meio da estatal, com o Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB). 

Demanda por pesquisa mineral no Estado

A disponibilização gratuita dos levantamentos aerogeofísicos pode subsidiar a formulação de políticas públicas e contribuir com o projeto econômico social do Vale do Lítio, no Vale do Jequitinhonha, onde a demanda por pesquisa mineral sobre o “mineral do futuro” cresceu significativamente entre 2021 e julho de 2024. Em 2021, a Agência Nacional de Mineração (ANM) registrou 100 processos de autorização, enquanto em 2024 esse número saltou para 538.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas