Economia

Cofer Ferro e Aço inaugura linha em Divinópolis

Investimento vai aumentar em 25% a capacidade produtiva da empresa
Cofer Ferro e Aço inaugura linha em Divinópolis
Com os aportes, a empresa de beneficiamento de aço ampliou a capacidade produtiva em 25% | Crédito: Divulgação

A Cofer Ferro e Aço, que atua no beneficiamento de aço, inaugurou nesta semana a nova linha de produção de tubos 150×50 (com diâmetro de cinco polegadas), a ITL 130 da Zikeli, em Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado. O valor do investimento não foi divulgado. A companhia é especializada na fabricação e venda customizada de perfis, tubos, chapas, telhas galvalume e todo material do beneficiamento do aço.

De acordo com a diretora Julyana Pugas Rodrigues, no Brasil, além da Cofer, há apenas outras duas empresas de beneficiamento de aço com essa linha em seu parque, outra em Minas e mais uma em São Paulo. Com o investimento serão gerados cerca de 50 novos postos de trabalho. Atualmente, a empresa conta com 300 funcionários.

De acordo com ela, a nova linha de produção representa não somente a saída da terceirização produtiva dos tubos 150×50 da empresa para a produção própria, mas uma nova fase para a companhia, garantindo mais autonomia, competitividade e capacidade para atender o mercado de tubos em diferentes diâmetros, espessuras e comprimentos.

“A principal vantagem para o negócio da Cofer é o estreitamento da cadeia de distribuição, ao ter capacidade de atender desde varejistas às indústrias de beneficiamento mais exigentes”, acrescenta o diretor comercial da empresa, Hebert Amaral.

Segundo o executivo, a alta eficiência e a automação vão propiciar um aumento na capacidade produtiva da empresa de 25%. A expectativa é que a linha venha ter uma participação de 20% do faturamento da companhia, que pretende crescer na casa dos 15% neste ano, acima do resultado de 2022, que teve alta de 8,5% a 9%.

A companhia, que conta com um parque industrial de 33 mil metros quadrados, atende diversos segmentos, como fábrica de móveis e de equipamentos de ginástica, construtoras e serralherias. “Nossa atuação é bem diversificada. Atendemos cerca de 6 mil clientes por mês, da grande indústria até o consumidor final”, explica o executivo.

Projeto de expansão

Com 48 anos de mercado, a Cofer é uma empresa de gestão familiar em transição de sucessão, já na 3ª geração, presidida por Aysllan Veli Rodrigues, filho do fundador Veli Rodrigues, com direção de Julyana Pugas Rodrigues, hoje com 27 anos. Ela conta que está na empresa desde os 17 anos de idade por opção. “Tive a liberdade de tomar o caminho que eu quisesse”, conta.

O plano de crescimento e de sucessão vem sendo implementado desde 2021, quando foi iniciado o projeto de expansão e revitalização do Parque Industrial da Cofer, com maquinário de alta tecnologia, e instalação de quatro linhas de produção.

Com o objetivo de garantir mais agilidade para os clientes da região do Triângulo Mineiro, a Cofer inaugurou no ano passado a filial de distribuição e vendas, em Uberlândia. O galpão no município tem capacidade de estocagem de 1 mil toneladas. “Com a filial, conseguimos oferecer maior competitividade e agilidade nas entregas”, frisa o gerente da filial, Rudgers Rodrigues.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas