Economia

Com custos em alta, oferta de novos imóveis recua no Brasil, aponta a Cbic

Com custos em alta, oferta de novos imóveis recua no Brasil, aponta a Cbic
CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

Brasília – Ainda que haja uma forte demanda, com venda recorde, o setor imobiliário passa por uma queda na oferta de imóveis. O número menor de novos lançamentos reflete a recente alta nos custos da construção, avalia a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

Na comparação com o primeiro trimestre de 2020, houve uma alta de 27,1% nas vendas de imóveis nos três primeiros meses deste ano no País, revela o estudo Indicadores Imobiliários Nacionais, da Cbic. Ao todo, foram 207.946 unidades vendidas em 12 meses, maior número já registrado.

Por outro lado, a oferta final de imóveis – que contabiliza todos os imóveis disponíveis para venda, seja na planta, em construção ou prontos – caiu 14,8% na mesma base de comparação. No período de 12 meses encerrados em março, foram lançadas 168.673 novas unidades no Brasil.

O levantamento do Cbic, divulgado trimestralmente, é feito com dados coletados em 150 municípios, sendo 20 capitais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O inusitado efeito “boca de jacaré”, com a curva de demanda apontando para cima enquanto a de oferta vai para baixo, se deve à inflação recorde nos materiais de construção, sobretudo de insumos como o aço, disse o presidente da CBIC, José Carlos Martins. “As empresas estão muito ressabiadas”, afirmou.

Na sondagem feita periodicamente, 57,1% dos empresários disseram que a maior dificuldade atual do setor imobiliário é a falta de insumos e o aumento nos preços. Esse é o maior índice de toda série histórica dos Indicadores Imobiliários Nacionais da CBIC, iniciada no primeiro trimestre de 2015. (ABr)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas