Economia

Com expectativas no metrô, Contagem avança em obras do sistema de mobilidade

Sistema Integrado de Mobilidade deve ser concluído no segundo semestre de 2026
Com expectativas no metrô, Contagem avança em obras do sistema de mobilidade
Foto: Marco Aurélio | Diário do Comércio

O município de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem avançado nas obras de infraestrutura de transporte urbano e espera implantar seu Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) no segundo semestre do próximo ano. Todas as intervenções deverão somar investimentos da ordem de R$ 1 bilhão.

Enquanto isso, a cidade anseia pela confirmação dos recursos federais para a ampliação da Linha 1 do metrô, da capital mineira até o Viaduto Beatriz.

O projeto foi novamente submetido ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) na área de Mobilidade, o PAC Mobilidade, mas ainda não obteve retorno da União. Não há prazo determinado para resposta do governo federal.

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (27), durante visita às obras de implantação do SIM, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), demonstrou otimismo de que o governo estadual receberá recursos do PAC Mobilidade para viabilizar a extensão da Linha 1 do metrô.

“Tudo indica que vão garantir que mais essa estação do metrô seja feita aqui em Contagem, através de financiamento. O que a gente precisa agora é de sensibilizar e fazer as articulações políticas necessárias, junto com Betim, com a Assembleia Legislativa, com deputados, para que esse metrô na região metropolitana seja ampliado”, declarou.

Para a visita, a petista convidou os prefeitos da capital mineira, Álvaro Damião (UB), e de Betim, na RMBH, Heron Guimarães (UB), e o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, que endossou o otimismo de Marília Campos em relação à extensão do metrô.

“Estou muito otimista também, assim como a prefeita, que nós vamos conseguir caminhar bem em relação a essa proposta e ter um retorno positivo do governo federal”, disse.

Sistema Integrado de Mobilidade

Parte dos recursos para implantação do SIM em Contagem são provenientes do PAC Mobilidade. O sistema contou ainda com aportes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), de parcerias com órgãos estaduais e consórcios técnicos, e do próprio caixa da prefeitura contagense.

Marília Campos destacou ainda a necessidade de integração dos sistemas de transporte entre as cidades da RMBH.

A prefeitura de Contagem, a PBH e o governo do Estado já realizam, periodicamente, reuniões para debater intervenções em mobilidade urbana na RMBH, após as três gestões executivas assinarem um protocolo de intenções para governança integrada do transporte metropolitano, no ano passado.

“É muito importante que a gente discuta essas obras que estão sendo feitas, as que nós faremos ainda, e, claro, na expectativa de que mais uma estação do metrô venha aqui para Contagem, para a gente promover a integração e a articulação do sistema de mobilidade”, afirmou a petista.

SIM já está 70% concluído

Semelhante ao sistema Move de Belo Horizonte, o SIM será um modelo tronco-alimentado, com corredores exclusivos e preferenciais para ônibus, com estações de transferências, ao longo dos corredores, e quatro terminais de integração, que ligarão as linhas troncais, nos corredores, com as linhas alimentadoras, nos bairros.

O sistema terá 208 ônibus, modelos BRT (Bus Rapid Transit), que serão destinados aos corredores exclusivos, e o BRS (Bus Rapid System), modelos mais simples e flexíveis, para corredores preferenciais.

A tarifa será única e o usuário poderá se deslocar por toda a cidade com o pagamento de apenas uma tarifa, independentemente do número de linhas ou conexões utilizadas.

As intervenções urbanas para implantação do sistema integrado de mobilidade de Contagem já estão 70% concluídas.

Os terminais Ressaca, em frente ao Shopping Contagem, e Petrolândia, na Via Expressa, no limite dos bairros Santa Helena e Petrolândia, já estão prontos, enquanto outros dois – Sede e Vargem das Flores – estão em construção.

O SIM de Contagem estará pronto para entrar em operação assim que a construção de todos os terminais for concluída.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas