Com inclusão de R$ 1,3 bi em 23 intervenções, programa Caminhos pra Avançar deve ter mais obras em 2026

O programa de obras rodoviárias do governo do Estado, o Caminhos pra Avançar, teve a inclusão de 23 novos empreendimentos esta semana. Isso representa a adição de R$ 1,3 bilhão no orçamento do programa e faz a carteira de obras agora ter 164 empreendimentos e R$ 5,2 bilhões de investimento total. O Caminhos pra Avançar também deve ser ampliado no próximo ano, revela o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).
Para este ano, o DER-MG deve executar um orçamento de R$ 2 bilhões para o programa, 11,1% acima dos R$ 1,8 bilhão executados pelo departamento ano passado. Quando o programa foi criado, em 2022, o governo mineiro previa 99 projetos, número 65,6% menor do que o total de obras agora previstas. A expectativa é de geração de 66 mil empregos diretos e indiretos ao longo da execução de todas as intervenções do programa.
A garantia da inclusão de mais obras em 2026 é baseada principalmente na finalização de obras de recuperação de estradas neste ano, disse o presidente do DER-MG, Rodrigo Tavares. Como estas obras têm – geralmente – prazos entre seis meses e um ano, o DER-MG consegue um espaço no orçamento para novos projetos.
“A gente termina essas obras esse ano e, no ano que vem, temos orçamento para poder fazer mais obras de recuperação”, disse Tavares. “Agora estamos fazendo exatamente a parte de estudo de projetos e planejamento, para poder identificar principais gargalos, quais estradas ainda precisam ser recuperadas, para já começar a fazer projetos pensando no ciclo de 2026/27, para frente”, completa.
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Do total de obras, 83 já foram concluídas, o que resultou na execução de R$ 2,1 bilhões do orçamento destinado ao programa. Atualmente, o Caminhos pra Avançar tem 36 obras em andamento e a previsão do DER-MG é que 25 sejam finalizadas neste ano. Com isso, o departamento deve fechar o ano com 108 obras finalizadas e R$ 3,4 bilhões de investimentos executados. Ainda em 2025, a previsão é que entre 15 a 20 obras sejam iniciadas.
Além das obras do DER-MG, o Caminhos pra Avançar também envolve mais de 2,3 mil km em projetos de concessão de rodovias ao setor privado, sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra).
DER-MG deve emitir em maio ordens de serviço para obras de R$ 352 milhões
No próximo mês, o DER-MG deverá emitir ordem de serviço para a construção de oito obras rodoviárias que totalizam investimentos de R$ 352 milhões. Os maiores aportes se concentram na MG-314, entre as cidades de Peçanha e Coroaci, no Vale do Rio Doce. Serão destinados R$ 90 milhões para a pavimentação da estrada.
Outra pavimentação, no trecho da LMG-262 entre os municípios de Curral de Dentro e Taiobeiras, no Norte do Estado, deverá receber aportes da ordem de R$ 65 milhões. Já a pavimentação do trecho da MG-170 entre os municípios de Pimenta e Guapé, no Sudoeste mineiro, deverá receber aportes de R$ 50 milhões. Por fim, a complementação do Contorno Sul de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, deverá consumir R$ 11 milhões.
Já para recapeamento de rodovias, o DER deverá emitir ordem de serviço para obras orçadas em R$ 51 milhões um trecho no Vale do Mucuri, entre as cidades de Águas Formosas, Machacalis, Umburatiba e Bertópolis. O recapeamento em outra estrada, em Gonçalves, na Serra da Mantiqueira, receberá aportes de R$ 11 milhões.
Além da construção e recapeamento, o departamento também vai emitir no próximo mês uma ordem de serviço para ampliação de uma rodovia, para a construção de uma terceira faixa na estrada entre Patos de Minas e Presidente Olegário, no Alto Paranaíba. O investimento será de R$ 60 milhões. Tavares destaca que será a primeira obra rodoviária de ampliação de capacidade no Estado.
“A gente não está só recuperando, está inclusive fazendo a terceira faixa para adequar a rodovia à nova capacidade que exige, o tráfego de veículos aumentou muito nos últimos anos. O Estado nunca tinha feito este tipo de investimento e nós estamos fazendo agora”, explicou.
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