Com integração viária, Contagem mira novo patamar de desenvolvimento

Após mais de uma década de reivindicações, Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), vai dar início, no próximo ano, a um conjunto de obras que promete transformar o tráfego local. As obras, que incluem três trincheiras e ampliação de viadutos, integra o pacote de ações do município com foco em mobilidade, com investimento público total de R$ 1,5 bilhão.
Além de melhorar a qualidade de vida de quem trafega pela região, a expectativa é de que as melhorias impulsionem empresas que dependem das vias para o escoamento de cargas como Logpress, Tora Logística e ArcelorMittal. As obras estão previstas para serem concluídas entre 2030 e 2031.
Em audiência pública realizada nesta sexta-feira (8), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou o projeto, que faz parte do contrato de concessão da BR-381 – feito em parceria com o governo federal e a concessionária Arteris. Quanto ao prazo, o órgão regulador esclarece que foi desenhado um cronograma financeiramente viável, e que ao mesmo tempo não prejudicasse o trânsito de ir e vir das pessoas.
Presente no evento, a prefeita de Contagem, Marília Campos, ressaltou a importância da conquista em uma região conhecida por concentrar altos volumes de congestionamentos. “São locais onde as pessoas têm bastante dificuldade de entrar e sair, principalmente em horário de pico e essas obras vão ajudar na integração e mobilidade, garantindo mais qualidade de vida para todos”, pontua.
A reivindicação, segundo a prefeita, partiu de um pedido de que inclusão da integração da cidade, que hoje é cortada por rodovias, incluindo a BR-381, no plano de investimento das concessionárias. Na via, estão previstas duas trincheiras próximas à Hípica e Toshiba, além de viadutos na Hípica e Carrefour.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Contagem, Luciano Oliveira, destaca que as obras debatidas, além de desafogar o trânsito, que é um gargalo nos locais onde serão construídas, também devem beneficiar outras regiões da cidade. “Elas fazem parte de uma infraestrutura muito grande que liga outros complexos melhorando o tráfego do centro para outros bairros”.
As obras devem ainda permitir uma melhor circulação de carretas, simplificando o escoamento de produtos para as empresas, que ao decidirem se instalar, priorizam locais com infraestrutura de transporte. “Contagem hoje é um importante elo de ligação com outros estados e esse conjunto de obras vai facilitar o escoamento de produtos para qualquer parte do País”, acrescenta o secretário.
Mobilidade também avança com sistema integrado de ônibus e obras do metrô em Contagem
Além das obras na rodovia, Marília Campos destaca que Contagem recebe atualmente um dos maiores investimentos da história do transporte urbano, com o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM). O projeto, semelhante ao Move em Belo Horizonte, propõe uma única tarifa de deslocamento por toda a cidade, além de integrar com sistemas de outras cidades vizinhas.
“Estamos transformando Contagem sob um novo paradigma de convívio, com uma mobilidade avançada em um prazo relativamente curto para a cidade”, comenta a gestora municipal.
Em paralelo, a luta por uma nova estação de metrô, nas proximidades do viaduto Beatriz, também é um desejo que a prefeitura articula para tornar realidade. “Estive reunida com o Ministério das Cidades para a instalação dessa nova estação. Com isso, teremos trilhos, ônibus e sistema viário compatíveis com nossas necessidades”, conclui.
Para o próximo ano, está prevista a inauguração da estação Novo Eldorado, que integrará o sistema de transporte metropolitano e deve facilitar o deslocamento entre Contagem e Belo Horizonte. A nova estrutura promete reduzir o tempo de viagem, aliviar o trânsito nas principais vias da região e impulsionar o comércio e os serviços no entorno, atraindo novos investimentos e valorizando os imóveis nas proximidades.
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