Economia

Comerciantes mineiros estão otimistas com vendas da Páscoa, diz pesquisa

75% dos comerciantes varejistas do segmento alimentício acreditam que as vendas serão melhores ou iguais ao último ano
Comerciantes mineiros estão otimistas com vendas da Páscoa, diz pesquisa
Crédito: Arquivo Diário do Comércio

Os empresários do comércio varejista de Minas Gerais estão otimistas com as vendas para a Páscoa. É o que mostra uma pesquisa feita pela Fecomércio MG, divulgada nesta segunda-feira (4).

Segundo o levantamento, 75% dos comerciantes varejistas do segmento alimentício acreditam que as vendas serão melhores ou iguais ao último ano. A data comemorativa tem impacto positivo para 37,5% do segmento alimentício do varejo.

Os motivos apontados para essa expectativa de vendas melhores são:

  • otimismo/esperança: 33,3%,
  • ações da loja: 25,4%,
  • consumidor mais confiante: 17,5%,
  • e aquecimento do comércio: 15,95.

Dentre os empresários entrevistados, 5,6% disseram que pretendem contratar mão de obra temporária para atender ao aumento da demanda no período. Em média serão contratados dois profissionais para compor o quadro de colaboradores atual.

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Caixa de bombom será item mais vendido

A pesquisa também apontou que 41,5% dos comerciantes impactados pela data já iniciaram as vendas de Páscoa.

Eles acreditam que os produtos com melhor saída neste ano serão:

  • Caixa de bombom: 23,9%
  • Ovo de Páscoa: 22,5%
  • Barra de chocolate: 9,9%
  • Carnes: 8,5%
  • Peixes: 8,5%
  • Doces, bolos e bebidas de chocolate: 4,9%
  • Ovos de galinha: 4,9%

Tíquete médio deve superar o de 2023

O tíquete médio a ser consumido no ano de 2024 em itens da Páscoa deve superar o de 2023 em 17,4%, segundo os comerciantes entrevistados.

O valor médio a ser gasto no período é de R$ 89,90. Já o período de Páscoa do último ano mostrou que o valor médio esperado de venda foi de R$ 76,60.

Os meios de pagamento à vista serão mais presentes no período, com 78,7%. Os pagamentos devem ser feitos com:

  • cartão de crédito à vista: 29,3%,
  • cartão de débito: 29,3%,
  • cartão de crédito parcelado: 15,9%
  • Pix: 13,4%.

Vendas on-line ocorrem no Instagram e WhatsApp

Dentre os empresários entrevistados, 44,5% disseram que fazem vendas pela internet, enquanto os outros 55,5% só realizam vendas de forma off-line.

Os empresários que realizam vendas on-line adotam os seguintes canais:

  • Instagram: 42,9%,
  • WhatsApp: 38,3%,
  • Facebook: 18,2%
  • e site próprio: 0,6%.

Comportamento dos consumidores

Os empresários varejistas relataram que 9 em cada 10 consumidores estão vigilantes aos preços. A percepção é que 32,4% dos consumidores sempre realizam pesquisas dos preços, 29,6% pesquisam às vezes, enquanto 28,9% raramente pesquisam.

As compras devem ocorrer predominantemente na semana da Páscoa. Segundo as empresas impactadas, 74,6% dos consumidores devem comprar na semana da Páscoa, enquanto 21,8% vão comprar com antecedência. Outros 2,1% dos consumidores devem esperar o período pascoal para fazerem as compras.

Estratégias para atrair o consumidor

Os empreendimentos impactados pela data vão apostar em algumas ações para impulsionar as suas vendas, como:

  • Promoções/liquidações: 34,1%
  • Propagandas: 31,1%
  • Atendimento diferenciado: 16,5%
  • Visibilidade de loja: 12,8
  • Diversificação do mix de produtos: 11,6%

Quase a metade dos empresários (48,2%) vão usar os canais on-line para fazer divulgações e realizar promoções. Entre estes, se destacam o WhatsApp (93,2%), Instagram (20,5%) e Marketplaces (8,2%).

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