Comerciantes mineiros estão otimistas com vendas da Páscoa, diz pesquisa

Os empresários do comércio varejista de Minas Gerais estão otimistas com as vendas para a Páscoa. É o que mostra uma pesquisa feita pela Fecomércio MG, divulgada nesta segunda-feira (4).
Segundo o levantamento, 75% dos comerciantes varejistas do segmento alimentício acreditam que as vendas serão melhores ou iguais ao último ano. A data comemorativa tem impacto positivo para 37,5% do segmento alimentício do varejo.
Os motivos apontados para essa expectativa de vendas melhores são:
- otimismo/esperança: 33,3%,
- ações da loja: 25,4%,
- consumidor mais confiante: 17,5%,
- e aquecimento do comércio: 15,95.
Dentre os empresários entrevistados, 5,6% disseram que pretendem contratar mão de obra temporária para atender ao aumento da demanda no período. Em média serão contratados dois profissionais para compor o quadro de colaboradores atual.
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Caixa de bombom será item mais vendido
A pesquisa também apontou que 41,5% dos comerciantes impactados pela data já iniciaram as vendas de Páscoa.
Eles acreditam que os produtos com melhor saída neste ano serão:
- Caixa de bombom: 23,9%
- Ovo de Páscoa: 22,5%
- Barra de chocolate: 9,9%
- Carnes: 8,5%
- Peixes: 8,5%
- Doces, bolos e bebidas de chocolate: 4,9%
- Ovos de galinha: 4,9%
Tíquete médio deve superar o de 2023
O tíquete médio a ser consumido no ano de 2024 em itens da Páscoa deve superar o de 2023 em 17,4%, segundo os comerciantes entrevistados.
O valor médio a ser gasto no período é de R$ 89,90. Já o período de Páscoa do último ano mostrou que o valor médio esperado de venda foi de R$ 76,60.
Os meios de pagamento à vista serão mais presentes no período, com 78,7%. Os pagamentos devem ser feitos com:
- cartão de crédito à vista: 29,3%,
- cartão de débito: 29,3%,
- cartão de crédito parcelado: 15,9%
- Pix: 13,4%.
Vendas on-line ocorrem no Instagram e WhatsApp
Dentre os empresários entrevistados, 44,5% disseram que fazem vendas pela internet, enquanto os outros 55,5% só realizam vendas de forma off-line.
Os empresários que realizam vendas on-line adotam os seguintes canais:
- Instagram: 42,9%,
- WhatsApp: 38,3%,
- Facebook: 18,2%
- e site próprio: 0,6%.
Comportamento dos consumidores
Os empresários varejistas relataram que 9 em cada 10 consumidores estão vigilantes aos preços. A percepção é que 32,4% dos consumidores sempre realizam pesquisas dos preços, 29,6% pesquisam às vezes, enquanto 28,9% raramente pesquisam.
As compras devem ocorrer predominantemente na semana da Páscoa. Segundo as empresas impactadas, 74,6% dos consumidores devem comprar na semana da Páscoa, enquanto 21,8% vão comprar com antecedência. Outros 2,1% dos consumidores devem esperar o período pascoal para fazerem as compras.
Estratégias para atrair o consumidor
Os empreendimentos impactados pela data vão apostar em algumas ações para impulsionar as suas vendas, como:
- Promoções/liquidações: 34,1%
- Propagandas: 31,1%
- Atendimento diferenciado: 16,5%
- Visibilidade de loja: 12,8
- Diversificação do mix de produtos: 11,6%
Quase a metade dos empresários (48,2%) vão usar os canais on-line para fazer divulgações e realizar promoções. Entre estes, se destacam o WhatsApp (93,2%), Instagram (20,5%) e Marketplaces (8,2%).
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