Comércio em Belo Horizonte registra crescimento em vendas no Natal
Principal data comercial do ano, o Natal movimentou múltiplos segmentos nos últimos dias e voltou a aquecer o comércio em Belo Horizonte. Avaliações preliminares de entidades e lojistas apontam que o desempenho foi positivo e satisfatório com relação a 2023.
De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, a circulação aumentou na capital mineira, especialmente às vésperas do Natal em lojas, centros comerciais e shopping centers. “Sabemos que houve crescimento, mas ainda não temos o valor exato. A expectativa é que nos próximos dias, em função da troca de produtos, mais vendas possam ser realizadas”, avalia.
Segmentos como vestuário, calçados, cosméticos e perfumaria, brinquedos e eletrônicos, estão entre os destaques. Este comportamento, segundo o dirigente, é uma característica tradicional, marcada pela sazonalidade, onde o consumidor busca produtos presentear e não para consumo próprio
O bom desempenho foi impulsionado por diversos fatores, como a melhoria no mercado de trabalho e o pagamento do 13º salário, que permitiu com que os consumidores tivessem maior poder de compra neste final de ano. Além disso, promoções e condições especiais de pagamento oferecidas pelas lojas ajudaram a estimular as vendas, tornando os produtos mais acessíveis.
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Vestuário registra até 12% de aumento nas vendas
Com quatro unidades na capital mineira, a Água Fresca Lingerie registrou em média 12% de crescimento no período que corresponde aos preparativos de Natal. A partir da data, a empresa conseguiu avançar em 15% o ticket médio da venda na comparação com outros períodos do ano.
A CEO da Água Fresca Lingerie, Juliana Moraes, conta que a loja possui a proposta de atender toda a família, e, por isso, os pijamas foram os produtos mais comercializados. “A procura por esse produto foi acima do esperado e isso levantou o nosso ticket médio e consequentemente as nossas vendas”, acrescenta.
Com relação aos pagamentos, 60% das vendas foram realizadas no crédito parcelado em até 3 vezes. Esse comportamento, segundo a CEO, é reflexo de um cenário econômico não muito positivo e que acaba pesando no bolso do consumidor, deixando-os mais cautelosos.
Para os próximos dias, a expectativa é que as vendas continuem aquecidas para as festas de Réveillon. “As pessoas que não foram ao comércio até o Natal seguem consumindo em razão das festas de Ano Novo. Esperamos uma semana quente de vendas até o dia o último dia do ano”, pontua Juliana Moraes.
Com unidades no hipercentro de Belo Horizonte e na região de Venda Nova, a Simone Modas moderou expectativas ao longo do ano com estoque controlado e poucas contratações em razão do atual cenário econômico, como as altas flutuações cambiais e o aumento no custo da matéria-prima.
Para o Natal, apesar da cautela, as expectativas do comércio estão otimistas. “Fomos bem precavidos e moderados ao longo do ano, mas observamos que neste Natal o movimento foi intenso no hipercentro em razão da busca por preços mais atrativos para presentear”, avalia a sócia-diretora das lojas, Jacqueline Simão Bacha.
Além do período de compras o Natal, o otimismo segue presente nos últimos dias do ano em razão das compras em atraso do período e preparativos para o Ano-Novo. “Estamos esperando terminar o ano para avaliarmos os resultados, mas queremos pelo menos empatar com relação ao ano passado e estamos cheios de esperança para que isso aconteça”, finaliza a sócia-proprietária.
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