Economia

Lojistas em Belo Horizonte estão otimistas com as vendas do Natal

Negócios reforçam estoque e preparam equipes para a principal data comercial do ano
Lojistas em Belo Horizonte estão otimistas com as vendas do Natal
Crédito: Diário do Comércio / Dione As

Principal data para o comércio, o Natal promete alavancar as vendas em até 15% neste fim de ano em Belo Horizonte. Segundo os lojistas, o período é visto como oportunidade para encerrar positivamente o ano, desafogar os estoques, além de gerar emprego e renda para dezenas de colaboradores.

De acordo com o Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), para 58,9% dos empresários do comércio varejista, a data é o momento mais importante do ano. A alta demanda dos consumidores, principalmente por produtos diversos com maior valor agregado, é um dos motivos citados que justificam o otimismo da categoria.

O representante da Lupo no Shopping Cidade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, Daniel Mesquita, celebra o 26º Natal no local e afirma que a evolução da loja de moda íntima, meias e uniformes de times, tem sido constante ano a ano. Pela primeira vez, a loja participará de uma campanha de aceleração de vendas junto ao centro de compras e projeta avançar 15% em venda durante o período.

Os pedidos, segundo ele, foram feitos entre o final de agosto e inicio de setembro. “Compramos cerca de 15% a mais que no ano passado, em especial, novas coleções da linha esporte para o verão 2025”, afirma.

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Além da nova coleção, os tradicionais carros-chefes do comércio, como moda íntima e pijama também estão entre as principais apostas para o Natal. Os produtos atualmente representam 70% do total de vendas da unidade, sendo majoritariamente adquiridos pelo público feminino como presente para a família.

Unidades reforçam estoque e preparam equipes

As expectativas também são positivas no comércio na região de Venda Nova. Segundo a gerente de loja do Magazine Luiza no Shopping Estação, região de Venda Nova, Karine Fernandes, a loja se prepara para a melhor movimentação do ano.”Reforçamos nosso estoque, preparamos a equipe e aumentamos as contratações para atender a demanda da data”, declara.

Segundo a gerente do local, foram contratados quatro novos temporários apenas na unidade do shopping, além de vagas intermitentes – todas com constantes capacitações. “Capacitamos principalmente os novos colaboradores para que estejam devidamente preparados para as vendas neste fim de ano. Nossa expectativa com relação às vendas está bem mais alta em relação ao ano passado”, ressalta.

Dentre os produtos em destaque, Karine Fernandes ressalta que o Natal, por ser uma data familiar, comercializa bastante produtos como smartphones e eletrodomésticos. Por concentrarem produtos de alto valor agregado, a forma de pagamento mais utilizada é parcelada, podendo chegar a 24 vezes no cartão próprio da marca.

Marca tradicional aposta na fidelização de clientes

Fundada em 1975, a marca especializada em moda masculina, Klus, aposta na fidelização dos clientes de longa data que procuram por produtos neste fim de ano. Segundo o proprietário da marca, Salvador Ohana, após meses desafiadores de setembro e outubro, a expectativa é que as vendas no Natal se mantenham no mesmo patamar do ano passado.

Para o Natal, segundo Ohana, itens como blazer e terno recuam nas vendas para dar espaço à coleção de verão no comércio, composta por camisetas, polos, bermudas e calças de sarja. Esses produtos, no último mês do ano, tendem a alavancar as vendas da empresa em até 60% na comparação com o mês de novembro.

O pagamento parcelado em até quatro vezes representa 70% das transações totais do negócio, tanto nas lojas em shoppings quanto em rua. “Nossa loja de rua é bem tradicional, temos clientela fidelizada e as vendas são equivalentes. É uma das nossas principais apostas para encerrarmos o ano de forma positiva”, conclui.

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