Varejo de BH fecha semestre com melhor resultado em três anos

O comércio varejista de Belo Horizonte fechou o primeiro semestre de 2024 com resultados que superam os últimos três anos, marcando um crescimento significativo para o setor.
De acordo com o Termômetro de Vendas, levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o setor registrou um aumento de 1,74% nas vendas em junho, comparado a maio.
Nos dois anos anteriores, o crescimento foi bem mais tímido: -0,07% em 2022 e 0,84% em 2023, destacando o avanço obtido em 2024.
“Esse crescimento pode ser atribuído à desaceleração da inflação, à geração de empregos, à melhora da renda das famílias e ao aumento do consumo”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH.
Crescimento em todos os segmentos
Todos os segmentos do varejo apresentaram resultados positivos no encerramento do semestre. Entre os que mais se destacaram estão:
- Drogarias e Cosméticos, com um aumento de 8,02%,
- Supermercados, que registraram 6,44% de crescimento,
- e Papelarias e Livrarias, com 4,6%.
Na comparação anual (junho de 2024 em relação a junho de 2023), o setor varejista avançou 1,38%, resultado impulsionado por fatores como queimas de estoques, maior acesso ao crédito e o impacto positivo das vendas no Dia dos Namorados.
“O setor de vestuário e calçados, por exemplo, foi muito beneficiado com a data e cresceu 2,19%. Outros setores que também foram impulsionados pelas promoções foram Informática, que avançou 1,8%, e Material Elétrico e de Construção, que teve um incremento de 1,78% nas vendas”, detalha Souza e Silva.
Desempenho acumulado do ano no comércio de Belo Horizonte
No acumulado de janeiro a junho de 2024, o comércio varejista da capital mineira cresceu 1,82% em comparação ao mesmo período do ano passado.
O destaque foi o segmento de Veículos e Peças, que registrou um crescimento de 2,77%. Esse resultado é significativo, considerando o histórico recente do setor.
“Em 2020, o segmento recuou quase 10%, no ano seguinte recuperou-se pouco mais de 1,2% e, em seguida, regrediu. Este é o primeiro, dos últimos quatro anos, que o segmento apresenta um crescimento acima de 2%. Isso significa que as famílias estão recuperando o acesso ao crédito e conseguindo adquirir veículos ou consertar os que possuem. Esse consumo reflete na manutenção dos empregos gerados pelas empresas da área”, acrescenta Marcelo de Souza e Silva.
Além de Veículos e Peças, outros segmentos também apresentaram avanços significativos no primeiro semestre:
- Drogarias e Cosméticos: 3,97%
- Vestuário e Calçados: 2,86%
- Eletrodomésticos e Móveis: 1,48%
- Material Elétrico e de Construção: 1,46%
- Papelarias e Livrarias: 3,12%
- Supermercados: 4,66%
- Informática: 2,1%
- Artigos Diversos: 3%
Na análise dos últimos 12 meses (junho de 2023 a julho de 2024), o indicador de vendas foi de 1,57%, o que também representa o melhor desempenho registrado nos últimos três anos.
“Isso demonstra que o varejo em Belo Horizonte caminha com uma performance positiva, alcançando resultados satisfatórios ao longo dos últimos 12 meses”, destaca Souza e Silva.
Com os resultados positivos até agora, o comércio varejista de Belo Horizonte mantém uma visão otimista para o segundo semestre de 2024. Datas comemorativas como o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal são esperadas para impulsionar ainda mais as vendas.
“O ambiente está propício ao consumo e esse cenário tende a se manter para o segundo semestre de 2024, quando teremos os reflexos ainda mais fortes da recuperação de crédito por parte das famílias e da redução da inflação. Acreditamos que encerraremos 2024 com um desempenho satisfatório”, conclui o presidente da CDL/BH.
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