Economia

Comércio de BH pode abrir no feriado de 7 de setembro; Feira Hippie não será realizada

Sindilojas autoriza funcionamento do comércio mediante certificado; Feira Hippie não acontecerá por causa do desfile da Independência
Comércio de BH pode abrir no feriado de 7 de setembro; Feira Hippie não será realizada
Comércio | Foto: Tania Rego

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belo Horizonte e região (Sindilojas-BH) informou que o comércio da capital está autorizado a funcionar no feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, que neste ano cai em um domingo. Para abrir as portas, no entanto, as empresas precisam solicitar previamente o Certificado de Regularidade junto à entidade.

O documento pode ser solicitado pelos canais de atendimento do sindicato, pelo telefone (31) 3272-5987 ou pelo e-mail [email protected]. A entidade, em conjunto com o Sindicato dos Comerciários, é responsável pela regulação das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), que definem as regras de funcionamento do setor.

Segundo a programação divulgada, os shoppings Cidade, Norte e Anchieta funcionarão das 10h às 16h. Os demais centros de compras da capital abrirão das 14h às 20h.

Mais informações, incluindo a íntegra da CCT, estão disponíveis no site do Sindilojas.

Feira da Afonso Pena não vai funcionar neste domingo (7)

Feira da Afonso Pena (Feira Hippie)
Foto: Divulgação/PBH

A Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte, conhecida como Feira Hippie, realizada aos domingos na avenida Afonso Pena, não acontecerá no dia 7 de setembro, em razão do Desfile Oficial da Independência.

Os expositores foram comunicados pela Secretaria Municipal de Política Urbana sobre a suspensão excepcional das atividades. A feira será retomada normalmente no domingo seguinte, 14 de setembro.

O desfile acontecerá em trechos da avenida onde os feirantes costumam expor seus produtos. Considerada um dos maiores atrativos turísticos da cidade, a feira reúne mais de 1,5 mil barracas ativas e recebe, em média, 60 mil visitantes por domingo, com picos de até 100 mil pessoas nos horários de maior movimento.

As barracas são distribuídas em 15 setores: cestaria; flores e arranjos/mobiliários; decorações e utilidades; cama, mesa e banho/tapeçaria; vestuário; vestuário infantil; artigos infantis; bijuterias; arranjos e complementos; cintos, bolsas e acessórios; calçados; artes plásticas – pintura; artes plásticas – escultura; e alimentação.

Reconhecida pela dimensão, diversidade de produtos e manifestações artísticas e culturais, a Feira da Afonso Pena é um dos principais pontos de encontro de moradores e turistas na capital mineira.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas