Economia

Comércio de BH aposta nas liquidações para aquecer as vendas nas férias

A meta para este mês é uma expansão de 2% sobre o mesmo mês do ano passado
Comércio de BH aposta nas liquidações  para aquecer as vendas nas férias
FOTO: Diário do comércio / Alessandro Carvalho

Depois de um crescimento de 1,84% no volume de vendas em janeiro de 2024 em comparação com o mesmo mês em 2023, o comércio de Belo Horizonte aposta em mais uma temporada de promoções, a fim de atrair o consumidor que ficou na cidade, tradicionalmente esvaziada pelo período de férias. A meta para este mês é uma expansão um pouco maior, de 2% sobre janeiro do ano passado, diante da disposição do consumidor de trocar eletrodomésticos e móveis, além da renovação de itens de uso pessoal como roupas e calçados.

Segundo o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de BH (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, no início do ano é comum que lojas de todo o país organizem promoções e descontos especiais para abrir espaço nos estoques para novos produtos e coleções.

“Essas promoções ajudam a movimentar o comércio em um período em que as vendas tendem a ser menores em função das férias. Com a popularização dessas promoções e, cada vez mais lojistas aderindo a essa estratégia, os consumidores também estão se programando para aproveitá-las”, detalha, lembrando que o mês é aquecido para o setor de papelaria, em função da demanda de material escolar.

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Como o desempenho da economia brasileira em 2024 surpreendeu positivamente, com a melhora das condições financeiras, aumento do consumo das famílias e aquecimento do mercado de trabalho, as perspectivas da CDL/BH para este ano são bastante otimistas.

Organização do orçamento

A CDL/BH alerta que o planejamento é fundamental para o período de liquidações, tanto para o lojista, quanto para os consumidores. O foco é evitar prejuízos e endividamento. 

Para os lojistas, a  CDL/BH sugere as seguintes ações: 

  • identificar os produtos não vendidos no Natal e selecionar os mais adequados para o saldão
  • selecionar os produtos mais adequados para ocasião;
  • calcular descontos realistas que atraiam clientes mas que não prejudiquem o fluxo de caixa;
  • oferecer boas condições de pagamento;
  • investir no atendimento e na divulgação dos produtos. 

Do ponto de vista dos consumidores, é preciso lembrar que o início do ano é marcado por compromissos financeiros inadiáveis como IPVA, IPTU e matrículas escolares. Para evitar a inadimplência, o ideal é que o consumidor determine um orçamento para as compras neste período de liquidação.

“Este é o momento ideal de economizar nas compras, mas sem esquecer que as finanças precisam estar em ordem”, finaliza o presidente da CDL/BH

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