Economia

Comércio de BH deve ter mais prejuízo com feriados este ano

Datas comemorativas, principalmente as prolongadas, favorecem maior volume de viagens para outros destinos, impactando o movimento nas lojas
Comércio de BH deve ter mais prejuízo com feriados este ano
Comércio de rua, principalmente, deve ser bastante afetado | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

Para muitos que residem em Belo Horizonte, a chegada de 2023 terá uma razão a mais para se comemorar. O motivo? O calendário deste ano para a Capital conta com 14 feriados, entre nacionais e municipais, sendo cinco deles prolongados. No entanto, esse sentimento de felicidade não é o mesmo para quem trabalha no comércio, seja ele nas lojas de rua, galerias ou shopping centers da cidade. 

Segundo as entidades representativas do varejo, com a elevação do número de feriados e de prolongamentos com dias úteis, a previsão é que as perdas sejam maiores no comércio de Belo Horizonte na comparação com 2022.

Na avaliação do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo de Souza e Silva, o calendário com um intenso movimento de feriados gera um efeito negativo para quem trabalha no comércio pelos corredores do Hipercentro, assim como pelos bairros da Capital. 

“Cada dia de loja fechada tem um grande impacto nas contas das empresas, independentemente de qual segmento ela pertence. Com a possibilidade de emendar o final de semana, muitos consumidores optam por viajar, o que faz com que o fluxo de pessoas circulando na cidade caia, e, com isso, o volume de vendas seja afetado. É um grande prejuízo para todo o setor produtivo”, pontua.

Lojistas de shoppings veem impacto menor

Ao contrário da CDL-BH, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) entende que o impacto causado pelos feriados nos shopping centers é menor. Embora as lojas de rua costumem fechar em determinadas datas, as lojas nos malls acabam tendo funcionamento facultativo na maioria das vezes.

Setor afirma que lojas de shopping não sofrem mesmo impacto por conta dos feriados | Crédito: Alisson J. Silva/ Boulevard Shopping

“Esses feriados que teremos no ano de 2023 são compensatórios. À medida que cai um pouco (o movimento) nos grandes centros, aumenta bastante nas cidades litorâneas, nas cidades de férias, onde há bastantes hotéis. Então, há uma compensação. E para as cidades menores, é extraordinariamente bom pelo fluxo de visitantes que chegam até elas nessas datas comemorativas”, ressalta o diretor institucional da Alshop, Luís Augusto Ildefonso.

“No resumo da história, a queda é muito baixa, praticamente imperceptível quando você considera todos os shoppings do Brasil. Falando especificamente de uma cidade como Belo Horizonte, que tem 16 shoppings, a saída dos habitantes, dos consumidores, pode fazer um decréscimo pequeno no movimento de vendas, mas é muito pequeno. Essa queda não é tão perceptível e não apresenta nenhum dado extremamente maléfico. De forma nenhuma. Ele é bastante aceitável”, acrescenta.

Confira os feriados e pontos facultativos em BH em 2023:

1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (Facultativo)
7 de abril (sexta-feira Santa): Paixão de Cristo
21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi
15 de agosto (terça-feira): Nossa Senhora da Boa Viagem
7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público (Facultativo)
2 de novembro (quinta-feira): Finados
15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
8 de dezembro (sexta-feira): Imaculada Conceição
25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas