Economia

Comerciantes de Minas Gerais esperam aumento de 20% nas vendas com o Dia dos Pais

Data é vista por especialistas como um momento estratégico para os varejistas; mais de 50% dos empresários esperam aumento nas vendas
Comerciantes de Minas Gerais esperam aumento de 20% nas vendas com o Dia dos Pais
Foto: Diário do Comércio/Alessandro Carvalho

Mais da metade dos comerciantes mineiros impactados pela celebração do Dia dos Pais espera um aumento nas vendas comparado ao ano passado. É o que mostra pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MG), divulgada nesta quarta-feira (23). 

Segundo o levantamento, 74,4% do comércio varejista de Minas Gerais será diretamente impactado pela data e, desse total, 55,2% acreditam que o faturamento neste ano será superior ao do ano passado. O otimismo dos empresários (68,5%) foi apontado como principal razão para essa expectativa. Para 47,6%, o crescimento nas vendas deve chegar a até 20%.

Por outro lado, 29,1% dos comerciantes em Minas acreditam que o desempenho será igual ao de 2024, e 15,7% projetam uma queda nas vendas.

A economista da Fecomércio MG Gabriela Martins avalia que o Dia dos Pais continua sendo estratégico para o setor. “É uma data que possui um apelo emocional muito alto. Isso implica que, por mais que o consumidor esteja endividado, há um aumento considerável da busca por determinados produtos no período. Consequentemente, esta é uma oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas e traçarem estratégias para estarem cada vez mais próximos dos seus clientes”, afirma.

Estratégias adotadas pelos varejistas para o Dia dos Pais

Com a janela de oportunidade gerada pela data comemorativa, 56,5% dos empresários planejam investir em produtos voltados para o público masculino. Além disso, os comerciantes têm adotado ações estratégicas para impulsionar as vendas, 48% dos lojistas disseram que vão realizar promoções, 41,5% vão investir em atendimento diferenciado e 21,4% apostam em divulgações nas redes sociais.

Confira os dez itens que são apostas dos comerciantes para o Dia dos Pais

  • Roupa (26,6%) 
  • Kits/Cesta (20,7%)
  • Calçados (14,2%)
  • Carnes (10,7%) 
  • Cosméticos (8,3%)
  • Bebidas (7,7%)
  • Perfumes (5,3%)
  • Acessórios (4,7%) 
  • Bolos e doces (3%)
  • Joias e bijuterias (3%) 

Comportamento do consumidor 

A pesquisa também detalhou a expectativa dos lojistas em relação ao comportamento do consumidor. Conforme o levantamento da Fecomércio MG, 79,3% dos entrevistados apontaram que a maioria das compras devem ser feitas na semana do Dia dos Pais.

O tíquete médio esperado por 49,5% dos estabelecimentos varia entre R$ 70,01 e R$ 200. Sobre o método de pagamento, os lojistas esperam que o cartão de crédito e Pix devem ser os mais utilizados.  

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas