Comerciantes de Minas Gerais esperam aumento de 20% nas vendas com o Dia dos Pais

Mais da metade dos comerciantes mineiros impactados pela celebração do Dia dos Pais espera um aumento nas vendas comparado ao ano passado. É o que mostra pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio MG), divulgada nesta quarta-feira (23).
Segundo o levantamento, 74,4% do comércio varejista de Minas Gerais será diretamente impactado pela data e, desse total, 55,2% acreditam que o faturamento neste ano será superior ao do ano passado. O otimismo dos empresários (68,5%) foi apontado como principal razão para essa expectativa. Para 47,6%, o crescimento nas vendas deve chegar a até 20%.
Por outro lado, 29,1% dos comerciantes em Minas acreditam que o desempenho será igual ao de 2024, e 15,7% projetam uma queda nas vendas.
A economista da Fecomércio MG Gabriela Martins avalia que o Dia dos Pais continua sendo estratégico para o setor. “É uma data que possui um apelo emocional muito alto. Isso implica que, por mais que o consumidor esteja endividado, há um aumento considerável da busca por determinados produtos no período. Consequentemente, esta é uma oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas e traçarem estratégias para estarem cada vez mais próximos dos seus clientes”, afirma.
Estratégias adotadas pelos varejistas para o Dia dos Pais
Com a janela de oportunidade gerada pela data comemorativa, 56,5% dos empresários planejam investir em produtos voltados para o público masculino. Além disso, os comerciantes têm adotado ações estratégicas para impulsionar as vendas, 48% dos lojistas disseram que vão realizar promoções, 41,5% vão investir em atendimento diferenciado e 21,4% apostam em divulgações nas redes sociais.
Confira os dez itens que são apostas dos comerciantes para o Dia dos Pais
- Roupa (26,6%)
- Kits/Cesta (20,7%)
- Calçados (14,2%)
- Carnes (10,7%)
- Cosméticos (8,3%)
- Bebidas (7,7%)
- Perfumes (5,3%)
- Acessórios (4,7%)
- Bolos e doces (3%)
- Joias e bijuterias (3%)
Comportamento do consumidor
A pesquisa também detalhou a expectativa dos lojistas em relação ao comportamento do consumidor. Conforme o levantamento da Fecomércio MG, 79,3% dos entrevistados apontaram que a maioria das compras devem ser feitas na semana do Dia dos Pais.
O tíquete médio esperado por 49,5% dos estabelecimentos varia entre R$ 70,01 e R$ 200. Sobre o método de pagamento, os lojistas esperam que o cartão de crédito e Pix devem ser os mais utilizados.
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