Comércio de Minas Gerais está otimista para o segundo semestre, motivado por datas comemorativas

O comércio varejista de Minas Gerais está confiante para a segunda metade de 2025. Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG) com empresários do setor mostra que 74,7% acreditam que as vendas do segundo semestre serão melhores do que as do primeiro. O otimismo tem como principal motivador as datas comemorativas.
Conforme destaca a economista da entidade Gabriela Martins historicamente, os últimos seis meses do ano são mais favoráveis para o comércio, justamente devido às datas comemorativas, como o Natal – a principal data para o setor no ano –, o Dia dos Pais e o Dia das Crianças, além da Black Friday. Ela avalia ainda que o 13º salário também impacta positivamente a demanda no intervalo, pois injeta dinheiro na economia e, com isso, as pessoas tendem a estar menos endividadas e mais propensas a consumir.
“É a junção de um cenário muito positivo: famílias com renda disponível, datas comemorativas com forte apelo emocional, a Black Friday, data em que há várias promoções para os consumidores, e a injeção de dinheiro do 13º salário, um fator importante para o consumo no segundo semestre”, enfatiza.
Por outro lado, 22,6% dos entrevistados não esperam melhora nas vendas no período de julho a dezembro em relação a janeiro e junho. Os principais entraves citados são:
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- preço alto dos produtos (32,2%)
- concorrência desleal (13%)
- mudança de governo (13%)
- momento econômico do Brasil (13%)
Iniciativas para impulsionar as vendas
De acordo com Gabriela Martins, existem diversas ações que os comerciantes do Estado podem adotar para impulsionar os negócios e, consequentemente, driblar as dificuldades que podem aparecer no caminho. Uma delas é a divulgação/propaganda, apontada no estudo como a principal medida para elevar o desempenho de suas empresas no segundo semestre deste ano.
“Costumo dizer que, quem não é visto, não é lembrado, e no comércio isso não é diferente. Então, promover sua marca e sua loja é muito importante na hora de realizar vendas”, reitera.
A economista também pontua que as boas e velhas promoções e liquidações continuam sendo essenciais para estimular o consumo, já que os consumidores estão cada vez mais atraídos por preços diferenciados. Segundo ela, um atendimento que vai além do tradicional é outro fator que melhora a performance.
“Nós, mineiros, gostamos de ser bem atendidos. Um atendimento diferenciado é uma medida estratégica para que os empresários consigam atrair e cativar consumidores e, assim, aumentem as vendas”, afirma.
Desempenho do setor no primeiro semestre
Quanto ao primeiro semestre do comércio varejista de Minas Gerais, apenas 36,1% dos empresários do setor registraram vendas superiores em comparação com o mesmo período de 2024, conforme o estudo da Fecomércio-MG. A maior parte, 38,1%, teve um desempenho igual, enquanto 22,4% apresentaram uma performance pior.
Embora os resultados não tenham sido majoritariamente favoráveis, a maioria dos comerciantes (65,8%) afirmou que a demanda nos primeiros seis meses ficou dentro do esperado. Em contraste, 32,4% disseram que as vendas não alcançaram suas expectativas.
Entre as justificativas apresentadas por aqueles que se desapontaram com as vendas, a mais citada foi a mudança de governo (24,2%). Outras razões, como o comportamento cauteloso do consumidor (23,5%), a falta de crédito (21,2%) e a inflação (21,2%), também foram bastante mencionadas pelos empresários.
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