Comércio mineiro avança 1,8% em março e atinge maior nível em 25 anos

O volume de vendas do comércio varejista mineiro avançou 1,8% em março, na comparação com fevereiro, e atingiu o topo da série histórica para o crescimento mensal, iniciada em janeiro de 2000. O resultado consolida a tendência positiva do setor observada nos últimos seis meses – com cinco taxas positivas e uma negativa. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pertencem à Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).
No primeiro trimestre, o Estado apresentou alta acumulada também de 1,8%, superando os 1,2% registrados no País. O analista do IBGE responsável pela pesquisa em Minas Gerais, Daniel Dutra, destaca que o setor atingiu o maior nível da série histórica em 25 anos, tanto em Minas quanto no Brasil. “É natural que a economia do País cresça. Porém, na pandemia, voltamos vários passos e só agora consolidamos o topo da série histórica”, pontua.
Das oito atividades analisadas no primeiro trimestre, seis avançaram em relação aos três primeiros meses de 2024. Destaque para Móveis e eletrodomésticos (4%) e Combustíveis e lubrificantes (3,2%). Segundo o analista, “a queda do dólar e do preço do barril do petróleo podem ter contribuído com este cenário”. Ele afirma que o comércio é muito sensível à inflação e que, de janeiro a março, o volume de vendas nesta atividade cresceu nos três meses se comparado a 2024.
No varejo ampliado, que contempla, além dos bens de consumo, automóveis e materiais de construção, o volume de vendas avançou 1,3% no trimestre. A atividade de veículos, motocicletas e peças apresentou, no acumulado do ano, alta de 11,6%, superando o varejo nacional, que apresentou acréscimo de 5,3% no período. “A venda de veículos tem influenciado bastante os dados do comércio. As vendas vêm batendo recordes no Estado e no País”, pontuou.
Comparado a março de 2024, vendas no comércio tiveram queda de 0,5%
No entanto, na comparação anual, houve queda no volume de vendas no mês de março deste ano, de 0,5%, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. O resultado foi, entretanto, melhor que o desempenho nacional, que foi retração de 1% no mesmo período.
No comércio varejista, 5 das 8 atividades investigadas apresentaram recuo na comparação com março de 2024, com destaque para Móveis e eletrodomésticos (-4,1%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-3,2%). Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, atividade de maior peso na pesquisa, registrou um pequeno recuo (-0,1%). No comércio varejista ampliado, a atividade de Combustíveis e lubrificantes apresentou o principal avanço (4,3%).
Quando analisados os últimos 12 meses, o comércio mineiro apresentou um avanço de 3%. Ainda nesse período, de acordo com Dutra, Minas Gerais apresentou altos e baixos, mostrando uma certa estabilidade no setor, com viés positivo. Nos últimos seis meses, essa tendência positiva se consolidou. Foram cinco avanços e um recuo nos últimos seis meses”, finalizou.
Ouça a rádio de Minas