Economia

Comércio no interior de Minas aposta no ‘supertrimestre’

Alguns setores começam a atingir o patamar da pré-pandemia e já há perspectiva de total recuperação dos negócios neste ano
Comércio no interior de Minas aposta no ‘supertrimestre’
A diversificação da economia tem ajudado o comércio de Montes Claros | Crédito: Luiz Santana / ALMG

O ‘supertrimestre’ tem gerado expectativas positivas para o comércio no interior de Minas Gerais. Registrando altas moderadas ao longo do ano, mas consideradas positivas, alguns segmentos começam a atingir o patamar da pré-pandemia e apostam em um ano importante para a total recuperação.

É o caso do setor de alimentação em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. De acordo com a gerente de soluções e negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade, Renata Barbosa, bares e restaurantes estão atingindo níveis de faturamento importantes que se assemelham aos números de 2019, antes da pandemia. “Esse setor tem se destacado bastante. Eles têm se reinventado para superar a concorrência e isso tem gerado resultados”, diz.

A busca por novas estratégias e a alta no setor de alimentação contribuíram para que comércio e serviços de Uberlândia tivessem uma alta de 2,1% no faturamento. Um crescimento modesto, mas considerado positivo pela gerente, dadas as situações políticas e econômicas do País: instabilidade econômica, ano eleitoral e a recuperação da pandemia.

“Querendo ou não a gente ainda tem resquícios de pandemia. Então, este desempenho foi importante, mas não significa que ele foi fácil. Alguns setores se destacam mais. Mas foi bem significativo para os últimos anos que temos vivido”, argumenta.

Na opinião dela, o empresário entendeu que o consumidor após a pandemia direcionou seus recursos para o bem-estar, o lazer e o entretenimento. “Ora elas direcionam seus recursos para o varejo, comprando roupas e calçados, ora direcionam para diversão. São experiências e preocupações que antes os consumidores não tinham ou tinham menos”, comentou.

Indústria puxa comércio no Norte de Minas

Em Montes Claros, no Norte de Minas, o crescimento do setor também foi positivo até agora na comparação com o ano de 2023. “Crescemos 4,5% em relação ao ano passado e o fechamento do ano pode ser maior já que temos três datas importantes do último trimestre do ano: passamos pelo Dia das Crianças e ainda vamos ter Black Friday e Natal”, diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do município, Ernandes Ferreira.

No caso de Montes Claros, Ferreira atribui o bom desempenho ao setor industrial. Na visão dele, a gestão pública tem contribuído muito atraindo investimentos e melhorando a questão logística ao duplicar estradas. “A indústria puxou investimentos importantes e isso reflete positivamente no comércio. Temos por aqui a implantação de três grandes indústrias, investimentos em usinas solares, além de sermos o polo comercial da região”, analisa Ferreira.

A diversificação da economia é um ponto apontado por Ferreira como importante. Além de ser uma cidade que atrai a população das cidades vizinhas para serviços e compras, Montes Claros tem atraído investimentos de natureza diversa. “Vários segmentos alimentam a cidade, isso nos deixa menos vulnerável às crises. Quando um segmento cai, temos o outro para dar suporte”, observa.

Turismo e calor aqueceram vendas em Poços de Caldas

No município de Poços de Caldas, na região Sul de Minas, o turismo é um bom propulsor da economia. O assessor-geral da Associação Comercial da cidade, José Paulo Oliveira, comenta que o primeiro semestre “foi fraco”. Porém, julho deu uma retomada em função dos turistas na região.

O calor acima do normal também contribuiu para o aquecimento do comércio no município. Com uma temperatura anual média girando em torno de 18ºC, a cidade registrou em setembro temperaturas 5ºC maiores para o período, com picos de 30ºC em alguns dias. “Esse calor antecipou as vendas das coleções primavera/verão o que ajudou o comércio”, diz.

Para o terceiro trimestre, eles esperam um aumento de 5% nas vendas com relação ao ano anterior. “Estamos fazendo muitas promoções. São datas importantes para o varejo e esperamos crescimento”, observa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas