Comércio varejista de Belo Horizonte registra alta superior ao desempenho de Minas e do Brasil

O comércio varejista de Belo Horizonte encerrou o mês de novembro com crescimento de 2,14% frente ao mês anterior. É o que demonstra o Termômetro de Vendas, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O resultado supera o desempenho observado tanto em Minas Gerais (0,5%) quanto no Brasil (-0,4%).
O período da Black Friday, que movimentou R$ 2,08 bilhões na economia da capital mineira, e o pagamento da primeira parcela do 13º salário, são os dois principais fatores apontados pela entidade como responsáveis por esse resultado.
O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, destaca que ambos contribuíram positivamente para o consumo das famílias ao longo do mês de novembro e, consequentemente, para o desempenho do setor.
“Isso significa que a cidade reagiu bem às mudanças do ambiente econômico como desaceleração do IPCA, recuperação de crédito e aumento do emprego formal”, avalia.
Além disso, a pesquisa aponta que todos os segmentos varejistas registraram crescimento nas vendas na comparação com outubro do ano passado. Dentre eles, os destaques são os Supermercados e o grupo das Drogarias e Cosméticos, com altas de 7,85% e 7,11%, respectivamente.
Os demais segmentos apresentaram os seguintes resultados:
- Artigos Diversos (4,66%);
- Papelaria e Livrarias (4%);
- Veículos e Peças (3,45%);
- Material Elétrico e de Construção (3,31%);
- Vestuário e Calçados (3,16%);
- Eletrodomésticos e Móveis (2,66%);
- Informática (2,28%).

Comércio varejista de Belo Horizonte em alta
Souza e Silva ressalta que o varejo de Belo Horizonte apresentou crescimento em todos os índices de análise, como acumulado do ano e comparação anual. “Todos os segmentos tiveram avanço nas vendas, com destaque para drogarias, supermercados e vestuário”, relata.
O dirigente ainda aponta que as atividades de turismo em Minas também tiveram sua parcela de contribuição para o crescimento do varejo. “O Estado foi o principal atrativo turístico do País em novembro passado e essa movimentação de turistas refletiu na economia da Capital”, completa.
- Leia também: Varejo de Minas Gerais cresce 2,1% em novembro
Na comparação com novembro de 2023, o setor na Capital também apresentou uma variação positiva de 1,68%, tendo como destaque o segmento de Eletrodomésticos e Móveis (1,56%). “Esse resultado mostra que o varejo da capital mineira segue com crescimento estável e com desempenho melhor que em 2023”, destaca o dirigente.
Já no acumulado dos 11 primeiros meses de 2024, o comércio varejista da Capital registrou alta de 1,48%. Para o presidente da CDL/BH, a performance das atividades de comércio e serviços foi justificada pela demanda resiliente das famílias e pelo bom desempenho da economia estadual.
“A liderança de Minas Gerais, com participação efetiva da Capital, no crescimento das atividades turísticas do país também contribuiu para o crescimento do comércio”, reforça.
O setor também apresentou crescimento no acumulado dos últimos 12 meses, com uma variação positiva de 1,51% no período. Souza e Silva atribui esse bom desempenho à vigência do ‘supertrimestre’ e ao aumento da renda disponível.
“Ambos incentivam o consumo sem impactar diretamente o nível de endividamento das famílias. Tivemos bons resultados em todos os recortes e em todos os segmentos”, afirma.
Ao longo desse período, os segmentos que mais cresceram foram os Supermercados (5,49%) e as Drogarias e Cosméticos (5,22%). Os grupos dos Vestuário e Calçados e das Papelarias e Livrarias também se destacaram, com variações positivas de 4,11% e 3,28%, respectivamente. Os demais destaques foram:
- Veículos e Peças (2,44%);
- Artigos Diversos (2,24%);
- Material Elétrico e de Construção (2,15%);
- Informática (1,99%);
- Eletrodomésticos e Móveis (1,64%).
Ouça a rádio de Minas