Economia

Comércio varejista tem boas expectativas para o Dia dos Namorados

Em todas as regiões do Estado, pelo menos 50% das empresas deverão ser impactadas positivamente pela data, conforme a Fecomércio-MG
Atualizado em 3 de junho de 2024 • 23:28
Comércio varejista tem boas expectativas para o Dia dos Namorados
Crédito: Denisse Leon / Unsplash

Considerado como o último período comemorativo do primeiro semestre, o Dia dos Namorados deverá impactar em 62,1% das empresas do comércio varejista de Minas Gerais, índice menor que o registrado em 2023, quando foi de 70,9%. Entre as empresas, 45,5% têm expectativa de vendas melhores que em 2023, entretanto, essa expectativa ainda é inferior em comparação com o Dia dos Namorados de 2022, quando registrou 53%.

Os dados são da Pesquisa de Expectativa de Vendas para o Dia dos Namorados, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG). Entre os motivos apontados pelos empresários para esta expectativa positiva está o otimismo/esperança (45,0%), o aquecimento do comércio (29,7%) e o valor afetivo da data (18,0%).

Segundo a economista da Fecomércio-MG, Gabriela Martins, ainda assim o cenário é favorável para o empresariado mineiro. “Mesmo com as dificuldades enfrentadas, como o alto nível de endividamento do consumidor, o Dia dos Namorados representa uma oportunidade para alavancar as vendas do comércio. O valor afetivo é primordial para as vendas, isso porque a compra do “mimo” continuará, independente da situação financeira do consumidor”, explicou.

Pouco mais de 61% dos empresários acreditam que o consumidor irá realizar suas compras na semana da data, sendo que para 22,6% dos comerciantes os consumidores deverão dispor de um tíquete médio que poderá variar de R$ 100,01 a R$ 200,00. Ainda segundo a pesquisa, o cartão de crédito parcelado deverá ser a forma de pagamento mais utilizada no período.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Quase 28% dos empresários esperam que as vendas sejam piores que as do Dia dos Namorados do ano passado, principalmente pelo fato do comércio estar estagnado (44,1%), pela crise econômica (23,5%) e pelo consumidor estar mais cauteloso (20,6%). “O segundo semestre é sempre muito esperado e conta com expectativa positiva. No entanto, o primeiro semestre também é marcado por datas importantes como a Páscoa, Dia das Mães e o Dia dos Namorados”, enumerou a economista.

Em todas as regiões do estado, pelo menos metade das empresas do comércio varejista deverá ser impactada positivamente pelo Dia dos Namorados. Os maiores destaques se encontram nas regiões do Alto Paranaíba (72,5%), Centro-Oeste (68,3%), Noroeste (67,5%), Central (67,4%) e Norte de Minas (65,0%). Para se aproximar dos clientes e, consequentemente melhorar suas vendas, os empresários pretendem adotar medidas como divulgações (67,1%), promoções e liquidações (30,6%) e os sorteios e brindes (7,5%), disse Gabriela.

O Instagram deverá ser o principal meio de divulgação (67,9%) do comércio varejista para o Dia dos Namorados, seguido do WhatsApp (49,2%) e do Facebook (31,0%). Alguns empresários realizam também vendas on-line (66,3%), sendo o WhatsApp (60,7%) o canal mais utilizado, seguido do Instagram (27,4%) e de plataformas de E-commerce (6,0%).

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas