Economia

Comitiva de Uberaba apresenta projeto de gasoduto ao MME

Projeto está no âmbito do programa Gás Para Empregar, do governo federal
Comitiva de Uberaba apresenta projeto de gasoduto ao MME
Instalação de um gasoduto no Triângulo pode impulsionar projetos de empresas no DI III | Crédito: Divulgação / Prefeitura de Uberaba

Em reunião no Ministério de Minas e Energia (MME), em Brasília, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba, Rui Ramos, e um grupo de investidores interessados no gasoduto da cidade do Triângulo Mineiro apresentaram investimentos previstos para a construção do empreendimento. A comitiva foi recebida pelo secretário-executivo do ministério, Arthur Cerqueira Valério, e pelo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Pietro Mendes.

O projeto está no âmbito do programa Gás Para Empregar, do governo federal. Entre as empresas interessadas, de acordo com a Prefeitura de Uberaba, estão Yara Brasil Fertilizantes, uma fábrica de biodiesel, outra de metanol, combustível sustentável para aviação (SAF) e diesel verde (HVO), uma de eteno – estireno, uma empresa de gasoduto de transporte e, por fim, uma termelétrica de cogeração.

Rui Ramos destacou que no encontro foi aventada a possibilidade de trazer gás da Argentina, após recente visita do secretário ao país no último mês. Mas a viabilização do gasoduto de Uberaba com gás brasileiro não foi descartada. “A reunião foi muito boa e daremos prosseguimento às tratativas, com expectativa de que o projeto se concretize nos próximos três anos”, declarou.

Gasoduto deve impulsionar DI em Uberaba

O projeto-piloto prevê a implantação do Polo Gás Químico e de Biocarburantes na cidade, como um fortalecimento do Distrito Industrial III, e é esperado há anos pela população e empresários da região. A administração local tem realizado interlocuções no governo federal e exterior para que o empreendimento finalmente saia do papel.

O gasoduto de Uberaba voltou à pauta em nível nacional após o assunto ser levado ao vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). No ano passado, o MME criou o programa Gás Para Empregar para elaborar estudos que visam aumentar a competitividade do setor de gás natural do País. Segundo projeções da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a iniciativa pode atrair investimentos de até R$ 94,6 bilhões para o Brasil até 2032.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas