Saiba como tirar o extrato do INSS para declarar o Imposto de Renda

As pessoas que são aposentadas, pensionistas ou beneficiárias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam emitir o extrato do benefício para realizar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
De acordo com a Receita Federal, o período de entrega da declaração em 2024 inicia-se no dia 15 de março e vai até 31 de maio. Quem não enviar dentro do prazo estabelecido poderá receber multas. A isenção deste ano só é válida para contribuintes que recebem até dois salários mínimos (R$ 2.824).
Confira como realizar o procedimento para retirar o extrato do INSS.
O que é o extrato do INSS?
O extrato do INSS para o Imposto de Renda é um documento que apresenta os valores recebidos pelas pessoas que têm direito a algum tipo de benefício do INSS. Ele é utilizado para a Declaração Anual de Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF). Vale ressaltar que os rendimentos presentes no extrato são do ano anterior à declaração.
Como faço para realizar a retirada do extrato do INSS?
O pedido desse extrato pode ser realizado de forma totalmente on-line, sem a necessidade de ir até uma unidade física do INSS. Isso porque o procedimento pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS.
Primeiramente, é preciso realizar o download do aplicativo no celular. Depois, basta acessar ou criar uma conta “gov.br” no Meu INSS, informando nome, CPF e senha. Em seguida é só clicar na aba “Meus Benefícios” e ir até a opção “Extrato de Imposto de Renda”. Depois, selecionar o ano calendário, que é sempre o ano anterior à declaração, e informar o tipo de benefício adquirido. Para finalizar, é só baixar o arquivo no modelo PDF.
Outra forma mais rápida é escrever “extrato de imposto” na área de busca “Do que você precisa?”. E em seguida clicar em baixar em PDF.
Também é possível realizar a solicitação do extrato do INSS para o banco no qual o beneficiário recebe o pagamento.
Já apessoa que optar pelo atendimento presencial, em uma unidade do INSS, deve realizar um prévio agendamento via Meu INSS, na opção “Novo Pedido”, ou pelo telefone 135.
Outras informações sobre o extrato do INSS
O atendimento é feito de maneira imediata, principalmente via aplicativo ou pelo portal Meu INSS. Não há cobranças adicionais durante o procedimento, o serviço é totalmente gratuito.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado, 7h às 22h.
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