Complexo de negócios em Lagoa Santa atrai R$ 1,5 bilhão em investimentos

Com aportes de R$ 1,5 bilhão, Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), se prepara para receber um dos maiores complexos de negócios de Minas Gerais. O projeto contará com a primeira unidade do World Trade Center (WTC) na região, além de um shopping center de grande porte do grupo SFA Malls, comandado pela família Bretas, fomentando o desenvolvimento da cidade, especialmente o turismo de negócios.
Ambas as construções serão complementares e estão previstas para serem inauguradas em 2027. As unidades estarão localizadas a menos de 10 minutos do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport) , possibilitando uma conexão simplificada com o terminal, que deve ser um dos principais beneficiados com o empreendimento.
De acordo com o prefeito de Lagoa Santa, Breno Salomão, a organização urbana e o crescimento da cidade, aliados à localização estratégica, viabilizaram a atração dos investimentos. “Era um desejo antigo do WTC de se instalar em Belo Horizonte, porém a cidade está muito conturbada para atrair novos negócios e as pessoas querem facilidade para chegar ao aeroporto”, destaca.
O espaço espera receber cerca de 700 eventos por ano, nacionais e internacionais, impactando a malha viária do aeroporto e beneficiando múltiplos setores no município, como a hotelaria. Segundo o gestor municipal, apenas com o WTC, há uma necessidade de construção de, pelo menos, três hotéis e a cidade se prepara para atrair grupos hoteleiros.
Outra vantagem citada em comparação com a capital mineira e grandes municípios é o custo do total do projeto, desde a escolha do terreno até instalações de empresas e realização de eventos após a construção. “Quando analisamos a atração de negócios, o preço de estadia e hotelaria, além do deslocamento, o WTC Lagoa Santa terá um custo 30% menor que a unidade de São Paulo”, pontua Salomão.
Shopping Center deve atrair marcas inéditas e reforça potencial atrativo da cidade
Já o Shopping Center Lagoa Santa promete se tornar um dos maiores empreendimentos comerciais da cidade. Com área comercial semelhante à do BH Shopping, a unidade pretende se diferenciar dos modelos observados na região, espelhando-se na tendência dos centros comerciais de Orlando, nos Estados Unidos.
A proposta, segundo o prefeito, é atrair comércios com espaços amplos, além de negócios-âncoras ao redor, como hotel, faculdade, posto de combustível, supermercado e lojas de departamento. Marcas, como Havan, Toykids (Casa da Mônica), Mineirão Atacarejo, Leitura e Ibis estariam em negociações para compor o empreendimento.
A expectativa é que o complexo de empresas fomente 4 mil empregos diretos e indiretos e impulsione o mercado de trabalho na região. “Lagoa Santa é uma cidade que cresce muito acima da média nacional, atrai novos investimentos e as perspectivas a partir dos empreendimentos são as melhores possíveis”, reforça.
O maior benefício do município estaria associado à facilidade na implantação de negócios. Segundo o prefeito, a cidade se destaca ao proporcionar, além do limite mínimo de impostos, uma sinergia entre Executivo e Legislativo, o que viabiliza novos projetos, com tramitações rápidas e menos burocráticas.
Para os próximos meses, além da rede de hotelaria, a prefeitura também conversa com dois grandes grupos hospitalares que prometem atender à crescente população e atrair empregos para a região. “Estamos sempre antenados ao cenário nacional. Precisamos ter mais cautela quanto aos impactos, mas seguimos otimistas de que a cidade tem tudo para se destacar ainda mais nos próximos anos”, finaliza.
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