Comporte passa a deter metrô da Capital por 30 anos

A empresa Comporte Participações S/A, com sede em São Bernardo do Campo (SP), firmou, nesta quinta-feira, a compra total das ações da CBTU-MG e da VDMG Investimentos. Com a etapa de pagamentos concluída, a companhia passa a ser detentora do sistema intermunicipal metroferroviário pelos próximos 30 anos.
A assinatura do contrato de privatização do modal foi realizada junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ao DIÁRIO DO COMÉRCIO, a presidente do Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), Alda Fernandes, disse que foi notificada por meio de comunicado emitido pela CBTU-MG.
“Estou já ciente da assinatura do contrato, e agora a gente espera algum retorno sobre a proposta do governo federal quanto ao futuro dos servidores. Amanhã já devemos ter alguma atualização”, disse Alda Fernandes.
Com ágio de 33,28% em relação ao valor mínimo previsto em edital (R$ 19,3 milhões), a companhia foi a única empresa interessada e vencedora em leilão realizado em dezembro do ano passado. Com lance único na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), o grupo terá por obrigatoriedade, a partir do quinto ano de contrato, iniciar as obras de ampliação da linha 1 e implantação da linha 2 do sistema metroferroviário. A empresa, há quase 18 anos, atua no ramo rodoviário com atividades financeiras por holdings e é controlada pela família Constantino, fundadora da Gol Linhas Aéreas Inteligentes.
Ampliação do modal
A concessão do metrô da Capital pode, enfim, tirar do papel a tão sonhada ampliação do modal, aguardada pelos passageiros há muitos anos. O edital prevê que a empresa vencedora da licitação, além de ampliar a linha já existente, crie uma segunda linha, que deverá ligar o Calafate ao Barreiro.
Para o período de 30 anos de contrato, estão previstos cerca de R$ 3,7 bilhões em investimentos. O montante é resultado da somatória do valor a ser investido pelo consórcio, mais R$ 440 milhões do Estado e R$ 2,8 bilhões da União.
A previsão é que já no primeiro semestre de 2023 o grupo realize investimentos na linha 1 (Vilarinho-Eldorado), que receberá mais 2,5 quilômetros de extensão e uma nova estação, denominada de Novo Eldorado. A linha atual conta com 19 estações e cerca de 28 km. Já a construção da linha 2 deve ter início a partir do terceiro ano de concessão. A nova linha (Nova Suíça-Barreiro) terá sete estações e aproximadamente 10,5 km de extensão.
Conforme informações do governo, a estimativa é que todas as novas estações estejam em operação no sexto ano de contrato. Além disso, segundo eles, com as melhorias, o sistema deve beneficiar cerca de 270 mil passageiros diariamente, sendo 50 mil usuários da nova linha.
Ouça a rádio de Minas