Economia

Compras de última hora e 13° salário devem movimentar comércio de BH às vésperas do Natal

O principal motivo apontado pelos consumidores para comprar na última semana antes do Natal é a falta de tempo
Compras de última hora e 13° salário devem movimentar comércio de BH às vésperas do Natal
Enfeites de Natal | Foto: Dione AS/Diário do Comércio

Faltando menos de uma semana para o Natal, a expectativa é que os próximos dias sejam de grande movimentação no comércio varejista de Belo Horizonte, reforçada pelas compras de última hora e pela injeção do 13º salário no bolso do trabalhador da Capital. Diante deste cenário de final de ano e com a chegada das festas, 45,7% dos consumidores pretendem ir às compras na semana que antecede o Natal.

O principal motivo apontado pelos consumidores para as compras de última hora neste período é a falta de tempo, seguido pelo hábito de deixar para ‘resolver’ depois. Aliado a esses fatores está o pagamento do 13° salário, que alguns trabalhadores recebem em uma única parcela e, outros, estão recebendo a segunda parte do benefício, que tem prazo limite para ser disponibilizado até esta sexta-feira (20).

As informações são de uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, na Capital, somente a segunda parcela da gratificação do funcionalismo público municipal vai injetar R$ 200 milhões na economia e uma parte será destinada para o comércio.

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“Já em relação ao quadro de funcionários de Minas, a previsão é que seja injetado um montante superior a meio bilhão de reais somente em Belo Horizonte e R$ 3,9 bilhões em todo o Estado. Esses valores vão impulsionar as vendas e, com certeza, levar o comércio de BH a atingir a previsão de negócios da ordem de R$ 2,52 bilhões durante o mês”, projeta.

O levantamento da CDL/BH foi realizado com 200 consumidores da Capital mineira entre os dias 25 e 27 de novembro e mostrou que as lojas físicas serão o principal local de compra.

Veja quais são os locais favoritos para as compras de última hora em BH

  • Shoppings centers (39,1%),
  • lojas do Centro de BH (17,4%),
  • pequenos comerciantes autônomos (15,2%),
  • lojas de bairro (14,1%),
  • shoppings populares (7,6%),
  • mercados e supermercados (3,3%)
  • e feiras livres, como a Feira Hippie (3,3%).

Conheça os motivos que influenciam a escolha do local de compra:

  • agilidade no atendimento (27,2%),
  • preço (25%),
  • credibilidade da loja (14,1%),
  • localização (9,8%),
  • possibilidade de experimentação do produto (7,6%)
  • e ambiente agradável (6,5%).

Quando questionados para quem será entregue o presente mais caro da lista, os entrevistados disseram que serão: filhos e/ou enteados (23,9%), mãe ou madrasta (14,1%), netos (8,7%), esposa (6,5%) e sobrinhos (5,4%).

A intenção dos consumidores é comprar, em média, dois presentes desembolsando R$ 517,02. Na comparação com o valor médio por presente do ano anterior, observa-se um aumento de 47%, passando de R$ 175,42 para R$ 258,51.

“Esses grupos refletem as relações familiares mais próximas e prioritárias para os consumidores na hora de investir em presentes de maior valor. A expectativa é que eles recebam itens como brinquedos, calçados e roupas, considerando o tíquete médio dos produtos mais citados pelos entrevistados”, considera Marcelo de Souza e Silva.

Veja quais são os dez produtos que vão compor a lista de presentes

  • Roupas (39,1%)
  • Brinquedos (18,5%)
  • Calçados (15,2%)
  • Cosméticos (8,7%)
  • Eletrônicos (8,7%)
  • Acessórios – óculos, joias e relógios (5,4%)
  • Livros e itens de papelaria (4,3%)
  • Eletrodomésticos (3,3%)
  • Itens de decoração (3,3%)

Em comparação ao investimento com presentes do ano passado, 56,5% dos consumidores afirmam que em 2024 os gastos no comércio de Belo Horizonte serão maiores este ano. Para 30,4% o valor será igual e 10,9% acreditam que será menor.

O pagamento à vista será a escolha de 60,9% dos consumidores. Já para 35,9%, o pagamento à prazo, com uma média de quatro parcelas, será a principal modalidade.

“Tanto para os que irão pagar à vista quanto os que devem optar pelo parcelamento, o principal motivo para a escolha desta forma de pagamento é o controle de gastos e a praticidade”, explica o presidente da CDL/BH.

Confira as forma de pagamento mais escolhidas para as compras de Natal

  • Débito: 26,1%
  • Dinheiro: 17,4%
  • PIX: 14,1%
  • À vista no crédito: 3,3%

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