Concessão das BRs 116 e 251 prevê mais de R$ 12 bilhões em investimentos

A empresa que ganhar a concessão do lote rodoviário BR-116/251/MG terá que investir mais de R$ 12 bilhões nas estradas ao longo de 30 anos de contrato, conforme previsto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A autarquia trabalha com a expectativa de realizar o leilão em 2026, embora o cronograma ainda possa ser alterado.
A proposta engloba o trecho da BR-251, que vai de Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, até a divisa com a Bahia, e a BR-116, no limite do estado baiano com a cidade de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Ao todo, são 734,9 quilômetros (km).
Entre as melhorias previstas, de acordo com informações da agência, estão: 240,9 km de faixas adicionais, 16,9 km de contornos, 29 paradas de ônibus, 36 passarelas, dois Pontos de Parada e Descanso (PPD), além da modernização das rodovias com sistemas avançados, como análise de tráfego, circuito fechado de TV e detecção automática de incidentes.
A autarquia não informou, mas no Programa de Exploração da Rodovia (PER) está previsto também a duplicação de 178,5 km, sendo 154,3 km na BR-116 e 24,2 km na BR-251.
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Para coletar sugestões da sociedade e entidades para o projeto, a ANTT fará uma audiência pública, com sessões presenciais em Montes Claros, Governador Valadares e Brasília, nas respectivas datas dos dias 4,5 e 7 de fevereiro, em locais a serem definidos mais adiante.
Interessados também poderão sugerir melhorias no Sistema ParticipANTT. O prazo para envio será das 6h do dia 30 de dezembro de 2024 até as 18h do dia 12 de fevereiro de 2025.
Após o encerramento dessa fase, a autarquia avaliará as propostas e decidirá se vai incorporá-las ou não à concessão, com base na viabilidade técnica e econômica. Após a análise, os estudos serão encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU) e, quando devolvidos, a ANTT realizará os ajustes necessários antes de lançar o edital.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres espera leiloar o lote rodoviário em 2026. Contudo, o lançamento dos editais está condicionado à conclusão da análise pela Corte de Contas. “Vale destacar que os cronogramas apresentados são estimativas destinadas à organização e priorização das demandas e podem ser atualizados conforme o andamento do processo e as interações com os órgãos envolvidos”, ressaltou, em nota à reportagem.
Transportadoras veem com bons olhos a concessão das BRs 116 e 251
A concessão das BRs 116 e 251 é vista com bons olhos pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg). O presidente da entidade, Antônio Luís da Silva Júnior, destaca que a BR-251 é uma rota alternativa importante para as transportadoras que se deslocam em direção ao Nordeste brasileiro “fugirem” da BR-381.
“É importantíssimo ter essa alternativa, principalmente quando do início das obras de duplicação da BR-381. Sem obras, estamos demorando cinco horas hoje para ir de Belo Horizonte até Ipatinga (no Vale do Aço), e são 200 km de distância. Quando as obras na BR-381 começarem, vamos ter uma perda de produtividade, de tempo, absurda”, pondera.
O executivo ainda destaca que o projeto aumentará a segurança e a qualidade das rodovias.
Segundo ele, a BR-251 tem uma condição de “razoável para boa”. No entanto, está começando a ter um crescimento de trânsito alternativo de caminhões e carretas, do qual não foi idealizada para receber. Logo, o tráfego excessivo tem tornado a via mais insegura.
Quanto à BR-116, o presidente do Setcemg, diz que a situação da estrada sempre foi crítica, com excesso de caminhões, de tráfego, além de ter bastante curva e uma geometria inadequada. Ele ressalta que a rodovia tem vários problemas que precisam ser solucionados.
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