Concessão do lote rodoviário Ouro Preto-Mariana deve ser assinada em janeiro
O contrato de concessão do lote rodoviário Ouro Preto-Mariana, a chamada Via Liberdade, deve ser assinado em janeiro de 2026, disse o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, em entrevista do Diário do Comércio, durante o InfraMinas 2025, evento promovido pelo governo estadual, nesta sexta-feira (5).
“Estamos prevendo para janeiro a assinatura do contrato. Depois disso, o tempo é de 30 a 60 dias para a empresa se mobilizar para assumir, de fato, o trecho e já começar a fazer investimentos que vão transformar, sem sombra de dúvidas, a realidade desse corredor, que sai de Nova Lima e vai até Rio Casca”, revelou.
O leilão da Via Liberdade ocorreu em setembro deste ano, na B3, em São Paulo. O vencedor do certame, que ficará responsável por gerir um trecho de 190,1 quilômetros, abrangendo as rodovias BR-356, MG-262 e MG-329, por 30 anos, foi o consórcio Rota da Liberdade, formado por seis construtoras e liderado pela Construtora Metropolitana.
A concessão do lote rodoviário será uma Parceria Público-Privada (PPP). O projeto envolve investimentos de quase R$ 5 bilhões, sendo R$ 2 bilhões oriundos do Acordo de Reparação do Rio Doce. A iniciativa prevê, por exemplo, 78,7 km de duplicações, abrangendo a duplicação integral da BR-356, que é a principal rota de acesso à Ouro Preto e Mariana.
Também estão previstos no contrato, por exemplo:
- 40,66 km de terceiras faixas;
- 100% de acostamento em todo o trecho;
- construção do contorno viário de Cachoeira do Campo, com 7,3 km em pistas duplas;
- uma área de escape na Serra da Santa, em Itabirito;
- um Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros em Amarantina;
- um Centro de Controle Operacional e três bases de serviços operacionais.
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